Tudo na mesma na frente da I Liga. O empate no Clássico entre FC Porto e Sporting podia ser aproveitado pelo Benfica para encurtar distâncias, mas a equipa de Rui Vitória voltou a perder pontos, desta vez com 1-1 no Funchal frente ao Marítimo (VEJA O RESUMO), terminando assim uma semana negra em que foi goleado pelo Basileia por 5-0.

Marítimo vs SL Benfica
Marítimo vs SL Benfica

A formação ´encarnada` já perdeu sete pontos em oito jornadas e está a cinco do líder FC Porto. Aliás o Benfica apenas venceu um dos últimos seis jogos que disputou. Em sentido contrário está o Marítimo que não perde em casa para a I Liga há mais de um ano. Este é, aliás, o 3.º melhor arranque do clube na Primeira Liga, ao somar 16 pontos em oito jornadas.

Registo positivo para Jonas que fez o 10.º golo na I Liga, o que lhe permite liderar a tabela dos melhores marcadores.

O empate no Clássico acabou com a senda vitoriosa do FC Porto que tinha vencido os anteriores sete jogos da Liga (VEJA O RESUMO). Foi também a primeira vez que a equipa de Sérgio Conceição não marcou qualquer golo em jogos oficiais esta temporada. Já no caso do Sporting, foi o quarto jogo sem vencer, depois dos empates com o Marítimo para a Taça da Liga e Moreirense para o campeonato, e ainda a derrota caseira ante o Barcelona para a Champions. A equipa de Jorge Jesus não marcou qualquer golo nos últimos três jogos em casa, algo que não acontecia desde 1990/1991. A o ficar 0-0, o Sporting interrompeu também uma série de 27 jogos sempre a marcar na I Liga.

Sporting vs FC Porto
Sporting vs FC Porto

O empate em casa de um rival na luta pelo título pode ser visto como um bom resultado para o FC Porto mas aumentou um registo negativo: há nove épocas que os ´dragões` não ganham em Alvalade para a Liga (cinco empates e quatro derrotas). A equipa de Sérgio Conceição lidera, com mais dois pontos que o Sporting, tem o melhor ataque (19 golos marcados) e melhor defesa (três golos sofridos).

O resultado da jornada veio da Pedreira onde o SC Braga aplicou a maior goleada da I Liga ao Estoril. Os minhotos venceram por 6-0,  com destaque para Bruno Xadas, com um golo e duas assistências, e Ricardo Horta, que bisou  (VEJA O RESUMO). Esgaio também fez duas assistências e já é o jogador com mais passes para golos na I Liga (sete assistências).

Com os 6-0 sofrido na Pedreira, o Estoril passou a ser a defesa mais batida da prova, com 20 golos encaixados em oito jornadas. Os canarinhos estão em último, com os mesmos seis pontos do Moreirense e do Aves. Aliás o Estoril é a única equipa da Liga que ainda não empatou (duas vitórias e seis derrotas).

Ainda nesta 8.ª jornada, destaque para o facto de nenhuma equipa ter vencido fora de portas. Os melhores resultados foram de FC Porto, Tondela, Benfica e Aves que empataram com Sporting, Chaves, Marítimo e Portimonense, respetivamente.

Belenenses vs V. Guimarães
Belenenses vs V. Guimarães créditos: © 2017 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O triunfo do Belenenses frente ao Vitória de Guimarães foi a terceira seguida, algo que não se via pelos lados do Restelo desde 2014/2015  (VEJA O RESUMO). Já o Vitória de Guimarães somou a segunda derrota seguida, numa semana em que também perdeu para a Liga Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.