O defesa Fábio Faria anunciou hoje um ponto final na sua curta carreira de futebolista, devido a um problema que lhe detetado no coração.

O anúncio foi feito ao início da tarde, na sede do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol e contou com a presença de Joaquim Evangelista, Luís Filipe Vieira, Fernando Gomes, Mário Figueiredo e outras personalidades ligadas ao futebol que se mostraram disponíveis para ajudar o atleta.

O presidente do Benfica mostrou-se solidário e prometeu ajudar o jogador: «O Benfica vai estar ao lado dele, vamos dar todo o apoio e cumprir integralmente o contrato até ao fim. A família poderá contar com o apoio do Benfica. Certamente não ficarás desempregado», prometeu Luís Filipe Vieira ao jogador.

Fábio Faria estava emocionado por contar com tanta ajuda. «Custou muito, mas tive o apoio de todos. A vida é assim. Os dois anos não foram o que eu esperava, o mais seguro é deixar o futebol. A vida é mais importante», afirmou.

O último encontro de Fábio Faria foi a 4 de fevereiro de 2012, jogo que abandonou perto do final com sinais de indisposição. Foi transportado para o Hospital de Guimarães onde ficou internado nos Cuidados Intensivos Coronários. Depois de muito lutar, o atleta decidiu parar de jogar futebol: «Foi há cerca de um mês, na última prova de esforço. As coisas não correram bem e vi que não aguentava mais», contou.

O presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol lamentou que o jogador tenha de colocar o ponto final numa carreira que prometia muito.

«No auge da carreira viu-se afastado de forma definitiva. O azar não escolhe o jogador, o dia ou a hora. O Fábio vem hoje anunciar o seu abandono da carreira de jogador. O sindicato limitou-se a apoiar o jogador numa situação difícil. O facto da família e do clube o apoiarem incondicionalmente é fundamental. É o início de outra etapa, que desejamos com todo o sucesso», afirmou Joaquim Evangelista.

Fábio Faria foi formado no FC Porto e Rio Ave, de onde saiu para o Benfica em 2010. Jogou ainda, por empréstimo dos encarnados, no Paços de Ferreira e no Valladolid, antes de regressar à Vila do Conde. Faria foi internacional pelas seleções jovens de Portugal, em sub-19, sub21 e sub-23.