Vitória sofrida do Benfica frente a um Santa Clara que já tinha vendido bem cara a derrota frente a FC Porto e Sporting.
Foi melhor o resultado que a exibição: esta célebre frase retirada do' dicionário do futebolês' encaixa que nem uma luva na análise do encontro.
Foi o Santa Clara quem rematou mais, acertou mais na baliza, mas acabou por ser menos eficaz. Ou melhor, o Benfica só levou os três pontos graças a um autogolo e um tiro certeiro de Chiquinho.
A partida até começou promissora para as bandas das águias e o Benfica, primeiro por Pizzi e sobretudo Seferovic (que falhanço do suíço) podia, ter-se colocado em vantagem. O Santa Clara este muitas vezes por cima, sempre com muito critério com bola e com esclarecimento a chegar ao último terço. A pressão dos açorianos condicionava a primeira fase de construção dos encarnados que tinham dificuldade em fluir o seu jogo.
O golo surgiu quase num ocaso, quando Everton Cebolinha rompeu pela direita e cruzou tenso. Na tentativa de corte, Carlos Junior enviou para a própria baliza. Do lado do Santa Clara, houve esclarecimento para enviar dois remates enquadrados à baliza de Helton Leite que correspondeu e evitou o pior.
Na segunda parte, Helton Leite teve que se aplicar para negar um golo de bandeira, depois de um livre ao minuto 59´. Era o sinal do que aí vinha. Ao minuto 63´, Cyasan cruzou e Anderson Carvalho fez o empate.
O único remate do Benfica à baliza do adversário acabou por ser certeiro. Chiquinho, entrado na segunda parte, aproveitou uma excelente assistência de Diogo Gonçalves para fazer o 2-1.
O Benfica acabou premiado pela eficácia, amargo de boca para o Santa Clara que é uma das poucas equipas do campeonato que consegue encarar olhos nos olhos 'os grandes'.
Momento
O golo de Chiquinho ao minuto 73´. O primeiro remate enquadrado dos encarnados surgiu no melhor momento, depois do Santa Clara ter chegado ao empate. Acabou por valer os três pontos
Melhores
Diogo Gonçalves
O melhor do lado das águias. Fez a assistência para o golo de Chiquinho e fez a quinta assistência no campeonato. Já tinha tentado oferecer o golo a Seferovic e desperdiçou a generosa oferenda. Muito acutilante pelo seu lado, conseguiu desmontar por algumas vezes a defensiva açoriana.
Anderson Carvalho
Fez o golo do açorianos e participou em algumas das jogadas mais proeminentes dos visitantes. Muito critério com bola na hora de ver a desmarcação dos companheiros.
Cryza
Fez a assistência para o golo do companheiro de equipa e foi um autêntico pesadelo para os encarnados numa fase em que açorianos foram à procura do empate.
Helton Leite
Fez seis defesas, quatro delas de enorme dificuldade. Foi fundamental para conter o avanço do Santa Clara, numa altura em que o Benfica estava 'encostado às cordas'. Tirou o pão da boca a Rafael Ramos com uma grande estirada na sequência de um livre direto.
Reações
Vasco Seabra: "Trabalhamos como uns campeões contra uma equipa que luta pelo título"
Comentários