Filme do Jogo

Os dragões deixaram ao rubro a corrida ao título, ao vencer com sofrimento o lanterna-vermelha Santa Clara, por 2-1, na 28.ª jornada, diminuindo para quatro pontos a desvantagem para o líder ao Benfica, que perdeu em Chaves.

No Estádio do Dragão, no Porto, onde os adeptos da casa comemoram antecipadamente nas bancadas a derrota dos encarnados em Chaves (0-1), o colombiano Matheus Uribe, de penálti (34 minutos), e o inglês Danny Namaso (80) guiaram os detentores do cetro ao seu terceiro êxito seguido, suavizado perto do fim pelo japonês Kyosuke Tagawa (90+2).

O FC Porto cimentou o segundo lugar, com 67 pontos, para ficar agora quatro abaixo do Benfica, pressionando o SC Braga, terceiro classificado, com 62, e o Sporting, quarto, com 57, que vão receber este domingo o Gil Vicente e o Arouca, respetivamente.

Antes do clássico, o FC Porto e o Benfica estavam separados por 10 pontos.

Com o 15.º jogo sem ganhar e a nona derrota seguida, o Santa Clara continua no 18.º e último lugar, com apenas 15 pontos, sendo que, em função de outros resultados do dia, passou a estar a 10 da zona de salvação direta e a sete da vaga de acesso ao play-off.

Veja o resumo em vídeo

Momento do Jogo

Tomaso entrou aos 67 minutos para o lugar de Toni Martínez e, pouco depois, estava a festejar o segundo golo. Matheus Nunes ainda cortou a primeira investida de Galeno, a bola sobrou para Namaso e o inglês atirou à vontade para o segundo golo da noite. Foi só aos 80 minutos que os dragões respiraram de alívio.

Figuras do Jogo

O melhor: Galeno esteve em todo lado, quase ao mesmo tempo. O jogador brasileiro esteve envolvido no lance aos 15 minutos, em que a bola foi aos ferros, no lance que originou o penálti falhado por Otávio e no segundo golo do FC Porto.

O pior: A equipa do Santa Clara, último classificado, continua a não encontrar soluções para melhor o seu futebol e o tempo escasseia.

As reações

Sérgio Conceição assume responsabilidade na exibição da equipa, para Toni Martínez faltam seis finais

Luís Morgado questiona penálti contra o Santa Clara, Ricardinho diz que a equipa tem de jogar sempre assim

Veja as melhores imagens

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.