Filme do jogo: FC Porto dominou mas também suou

O FC Porto venceu na receção ao Vizela, por 4-2, em jogo da 32.ª jornada da I Liga de futebol, e ficou ainda mais perto de conquistar o título de campeão de futebol.

Os dragões chegaram facilmente aos 2-0, com golos de Evanilson, aos 21 minutos, e de Taremi, aos 28, este na conversão de uma grande penalidade, mas o vizela ainda assustou, quando chegou ao empate, com tentos de Alex Mendez, aos 36, e de Nuno Moreira, aos 49.

A reação azul e branca não tardou e Chancel Mbemba, aos 57, e novamente Taremi, aos 87, fizeram os golos que ditaram o triunfo portista.

Com esta vitória, o FC Porto lidera o campeonato, com mais nove pontos do que o ainda campeão Sporting, segundo classificado, e que está obrigado a vencer hoje o Gil Vicente para adiar mais uma vez os festejos contrários. O Vizela é 14.º, ainda sem ter completamente garantida a manutenção.

O melhor: Exemplar Taremi

Mehdi Taremi, um jogador que além de fazer a diferença - marcou dois golos - tem um comportamento exemplar. Aos 40 minutos podia ter forçado uma grande penalidade, interpretando um teatro, mas preferiu levantar-se e jogar.

O pior: Confiança excessiva do guarda-redes vizelense deu asneira

Erros fatais por parte de Pedro Silva, guarda-redes do Vizela, que ofereceu o primeiro golo a Evanilson (21') e poderia ter feito melhor no terceiro golo portista, não tirando mérito ao excelente remate de Mbemba (57').

As melhores imagens

A polémica: Um pontapé meticulosamente analisado

O segundo golo do FC Porto teve origem numa falta entre Schettine e Grujic na área portista, com o jogador do Vizela a querer chutar mas a acertar na perna do sérvio em vez da bola. Manuel Mota entendeu grande penalidade, alertado pelo VAR, e Taremi não falhou na conversão.

O momento: Desenrolar o empate

O terceiro golo dos dragões. Pepê no cruzamento, Mbemba nas costas da defesa vizelense desviou de primeira e colocou a equipa portista novamente em vantagem. O golo também foi alvo de VAR mas validado. Um bom golo do congolês a sossegar os corações dos adeptos e a dar confiança à equipa.

Reações

Sérgio Conceição lembra que "matematicamente nada está conquistado", Mbemba também pensa jogo a jogo

Álvaro Pacheco diz que Vizela fez o FC Porto "queimar tempo na parte final", Méndez feliz com golo mas não com o resultado