À sétima mudança, o ´motor` leonino ´encravou`. O Sporting perdeu os primeiros pontos na Liga, ao empatar com o Moreirense a uma bola, num jogo onde esteve a perder. A equipa de Jesus continua sem perder esta época, é certo, mas deixa o FC Porto isolado na liderança, a uma semana de receber os Dragões em Alvalade. Má primeira parte em Moreira de Cónegos hipotecou tudo.

O jogo: Quando o ´leão` acordou, a ´presa` já ia longe

Não foi apenas pela primeira parte que o Sporting perdeu o jogo. Fê-lo porque algumas escolhas de Jesus não surtiram efeito, mas também porque o Moreirense de Manuel Machado fez um excelente jogo, com e sem bola, condicionando muito o jogo do Sporting, tanto exterior como interior.

Voltando a primeira parte, e como o próprio Jesus admitiu, o Sporting deixou o jogo andar acreditando que o golo acabaria por aparecer, mais cedo ou mais tarde. Mas a verdade é que a formação leonina nunca mostrou o querer necessário nos primeiros 45 minutos para tal objetivo. O jogo pelas alas não fluía, pelo meio havia tanto ´trânsito` que era quase impossível penetrar. E num jogo onde se pedia músculo para quebrar a barreira dos Cónegos, a opção inicial por Alan Ruiz foi um fracasso. O argentino vai desperdiçando oportunidades e tarda em justificar o avultado investido que a SAD leonina fez no seu passe.

A ideia de jogo de Manuel Machado não foi diferente da adotada quando defronta os ´grandes`: jogadores de luta, linhas juntas, bloco baixo, transições rápidas e contra-ataques. Na frente tinha Tó Zé para a leitura certa no passe, tinha a velocidade de Peña, a astúcia de Rafael e a irreverência de Zizo. No primeiro tempo conseguiu ´engatar` alguns contra-ataques e esteve mais perto de marcar quando Patrício travou o remate de Peña, que apareceu isolado. Feito o aviso, Rafael Costa passou da ameaça a prática num grande golo, de pé esquerdo, aproveitando um mau posicionamento de Piccini, aos 43.

No segundo tempo, Jesus corrigiu posicionamentos, meteu mais ´músculo`, com Doumbia no lugar de Alan Ruiz, encostou o Moreirense às ´cordas` nalgumas situações, forçou o golo de todas as formas. Quando o marroquino Mohamed Aberhoune desviou para a própria baliza uma defesa do guarda-redes Jhonatan a remate de William, o Sporting tinha ainda meia hora para tentar a reviravolta. Estava melhor, ia criando perigo, mas o melhor que conseguiu foi um remate de Gelson devolvido pela barra. Bas Dost também teve uma oportunidade, mas desperdiçou-a.

O empate era bom, mas o Moreirense foi à procura de mais, tentando tirar partido da descoordenação defensiva do Sporting. Zizo desperdiçou um bom contra-ataque, numa situação de três para um. O empate penaliza a primeira parte do Sporting e premeia a luta e a boa organização do Moreirense. ´Leões` chegam ao clássico com o FC Porto com menos dois pontos que os Dragões.

Momento-chave: ´Bomba` de Rafael costa não poderia vir na melhor altura

Corria o minuto 43 quando Rafael Costa aproveitou para disparar uma ´bomba` à entrada da área, batendo Rui Patrício. O golo deu tranquilidade aos de Moreira de Cónegos e deixou o Sporting a fazer contas para o segundo tempo.

Polémica: Fora-de-jogo mal tirado ao Moreirense

O Moreirense reclamou e muito (e com razão) de uma fora-de-jogo mal tirado a Zizo aos 32 minutos, num lance em que o egípcio sai do meio-campo do Moreirense e ia isolado, juntamente com Rafael Costa, para a baliza de Patrício. Lance mal anulado.

Os melhores: Tó Zé foi o maestro à frente da muralha

A maior parte dos lances de ataque do Moreirense forma iniciados pelo antigo médio do FC Porto. Juntamente com Zizo, foi dos melhores dos Cónegos.

William Carvalho: foi o principal municiador do jogo da equipa e tentou ´alimentar` os avançados, sempre com qualidade. Mas não teve companhia.

Os piores: Gelson abaixo do normal, Alan Ruiz foi um erro de casting

A insistência de Jesus em Alan Ruiz começa a não fazer muito sentido. O argentino tem dificuldades em jogar frente a equipas que se fecham muito e passa ao lado do jogo.

Gelson melhorou no segundo tempo, ainda atirou uma bola à barra, mas está longe do que já mostrou. Talvez por cansaço ou por outro problema de ordem física, o extremo não conseguiu levar o Sporting para a frente, como de costume.

Reações

Jesus: "Sporting não foi uma equipa intensa e combativa como tem vindo a ser"

Battaglia: "Não vencemos, mas pontuamos e isso é importante"

Manuel Machado ´atira-se` à arbitragem e volta a criticar clivagens entre ´grandes` e ´pequenos`

Rafael Costa e o golo: "Vinha batendo nesta tecla, hoje fui feliz"

Veja o resumo do jogo