O teste era de fogo para um Sporting em crise de resultados, mas o frio fazia-se sentir em Alvalade numa noite de sábado em que as bancadas não estavam totalmente cheias.

Ainda assim, os Leões tiveram motivos para sorrir na receção ao Vitória SC e venceram por 3-0 num jogo marcado por Morita, a 'Lei do ex', a tarja a mostrar o apoio a Amorim e... a expulsão de João de Freitas.

Os golos que marcaram a história do encontro e que deram o quarto lugar aos verdes e brancos foram marcados por Porro (34'), Morita (40') e Edwards (55')

O Vitória SC, com também um forte apoio nas bancadas, ficou em sexto lugar.

O Jogo: Uma expulsão que condicionou uma estratégia

Com algumas alterações de parte a parte, Sporting e Vitória SC mantinham, ainda assim, os esquemas táticos base. Do lado da equipa da casa, destaque para Nazinho no lugar do lesionado Nuno Santos e o regresso de Morita e Matheus Reis. No Vitória SC, Tiago Silva era a única novidade de Moreno.

A primeira grande ameaça deu-se aos 18 minutos por Pedro Gonçalves. Porro colocou a bola nos pés do extremo leonino que, na cara de Bruno Varela, atirou para bem longe da baliza.

Morita também tentava ser mais eficaz mas neste caso foi o guardião dos vimaranenses a destacar-se aos 20 minutos. Uma autêntica muralha a negar um golo que se previa certo para o japonês.

Aos 26 minutos, provavelmente o momento do jogo. Afonso de Freitas, essencial na estratégia de Moreno, acabou por ser expulso por acumulação de cartões amarelos e levava os visitantes a terem de lidar com a inferioridade numérica e a perspetiva de uma nova estratégia para o encontro.

Quem agradeceu foi o Sporting e as bancadas que, já impacientes, viram o primeiro a surgir por Porro aos 34 minutos. O lateral-direito marcou a meias com Edwards, que tinha entrado à minutos para render Nazinho e explorar as fragilidades de um Vitória SC reduzido, uma estratégia que saiu na perfeição. Do outro lado, Moreno também tinha colocado Ryoya a fechar o corredor esquerdo, mas sem grandes efeitos.

Tudo começava a correr bem aos Leões, ao mesmo tempo que o desalento tomava conta dos Minhotos. Não se pode dizer que o Vitória SC tenha baixado os braços, mas Morita quase teve esse efeito quando apontou o 2-0 aos 40 minutos. Era o segundo golo depois de mais uma bola colocada com perigo na grande área.

No segundo tempo, a verdade é que as temperaturas arrefeceram também dentro de campo. Um dos motivos de grande destaque chega aos 55 minutos - já com Rochinha também em campo - em que Edwards marca com o contributo no desvio de Banza. A 'lei do ex' voltava a aparecer neste Sporting.

Até ao final, algumas mexidas de parte a parte com destaque para a entrada de Sotiris nos Leões - um jogador que ainda não se conseguiu afirmar na equipa.

Paulinho ainda deu o 4-0 depois anulado por posição irregular. As bancadas não deixaram, contudo, de cantar o 'Freed from desire'.

Veja o resumo do jogo

Momento do jogo: Expulsão de João de Freitas

Em qualquer jogo - e ainda para mais num duelo desta importância - a estratégia do Vitória SC estava bem vincada para tentar roubar pontos em Alvalade, mas ficou condenada quando a equipa ficou reduzida a dez jogadores.

Até aos 26 minutos, não havia o registo de uma grande oportunidade de golo até que João de Freitas foi expulso pela acumulação de dois cartões amarelos (o primeiro tinha sido mostrado aos 17').

A partir daí, tudo ficou mais difícil e Moreno foi forçado a reinventar-se com Ryoya a fechar o corredor esquerdo depois explorado da melhor forma por Edwards.

Os melhores: Edwards, Porro, Morita e Bamba

Numa noite gelada, bastantes destaques pela positiva em Alvalade.

Edwards acabou por ter mais uma noite de gala de Leão ao peito. O extremo inglês saltou do banco ainda na primeira parte e marcou... frente à ex-equipa, num golo a meias com Porro e também na segunda parte. Também assistiu para o golo de Morita.

Pedro Porro acabou por também se destacar pela positiva. Para além de ter assinado o primeiro golo, foi uma presença constante e assertiva na ala direita dos Leões.

Morita, apesar dos 45 minutos jogados, mostrou o porquê de ter sido uma das principais contratações do Sporting esta temporada. O japonês ganha cada vez mais selo de golo e chegada à área. Este jogo foi uma prova disso.

Por fim, do lado do Vitória, Ibrahima Bamba acabou por ser dos mais inconformados. O jovem prodígio italiano é daqueles que não ficará por cá muito tempo e acabou por ser um dos 'tampões' da defesa dos visitantes.

Os Piores: Arthur, Pedro Gonçalves e João de Freitas

Ainda assim, houve também alguns destaques pela negativa.

Arthur acabou por não aproveitar da melhor forma a titularidade e foi um dos elementos que passou mais despercebidos no ataque leonino. Um jogador que tem conseguido mostrar do melhor e do menos bom nas quatro linhas.

Pedro Gonçalves continua com a mira desafinada e este duelo com o Vitória SC foi a prova disso. Fica na retina o falhanço na cara da baliza aos 18 minutos.

João de Freitas acabou por marcar de forma negativa a estratégia do Vitória SC ao ser expulso aos 26 minutos por acumulação de cartões amarelos. Uma abordagem infeliz do jogador sobre Gonçalo Inácio acabou por comprometer a equipa no resto do jogo.

Reações dos protagonistas: Amorim não se conforta com vitória e André André apontou à arbitragem

Rúben Amorim: "Falamos de afastar a crise mas precisamos é de vitórias consecutivas"

André André pediu expulsão de Morita, João Aroso lamenta "erros de posicionamento"