O Sporting empatou, em casa, com o SC Braga por 2-2 em encontro da 11ª jornada da Primeira Liga. Bas Dost e Bruno Fernandes marcaram para a equipa orientada por Jorge Jesus enquanto Dyego Sousa e Danilo fizeram os tentos dos ‘minhotos. Numa partida onde as emoções reinaram durante os instantes finais, os ‘leões’ estiveram a vencer, viram os bracarenses dar a volta ao resultado nos últimos dez minutos e conquistaram o empate através de uma grande penalidade no tempo extra dado por Carlos Xistra.

Jogo construído Vs Bolas nas costas da defesa

Os primeiros 45 minutos e grande parte do encontro entre as duas equipas em Alvalade fica marcada por uma dicotomia marcante na forma de abordar a partida. O Sporting apostou em situações de jogo construído atrás de um golo que desse vantagem à sua equipa enquanto o conjunto orientado por Abel Ferreira explorou as bolas longas nas costas da defesa leonina para tentar aproveitar a largura do campo. Os objetivos eram semelhantes, mas procurados de formas diferentes.

O plano montado por Jorge Jesus mostrou ter mais frutos, uma vez que o Sporting esteve por cima do encontro na grande maioria do tempo. Battaglia assinou uma exibição de grande qualidade a pautar os momentos de equilíbrio enquanto Bruno Fernandes tentava explorar qualquer chance de partir rumo à baliza de Matheus. A estratégia montada por Jorge Jesus embateu, no entanto, num ‘muro’ erguido por Abel Ferreira que cerrou fileiras e reforçou o meio-campo como forma de impedir o ímpeto do Sporting.

Em sentido inverso, os minhotos iam tentando, em contra-ataque, aproveitar o espaço nas costas dos dois laterais para tentar, muito verticalmente, chegar perto da baliza defendida por Rui Patrício e causar perigo.

A forma de jogar de ambas as equipas sofreu grandes alterações a partir do momento em que o marcador dava vantagem ao clube leonino após tento de Bas Dost. O SC Braga subiu as linhas e o encontro mudou de figura com o Sporting a permitir uma resposta por parte dos minhotos.

10 minutos de plena excitação e um carrossel de emoções

A vencer o Sporting retraiu-se ligeiramente enquanto o SC Braga ia tentando a igualdade. A cinco minutos do fim, Carlos Xistra marca grande penalidade para os bracarenses que deu golo de Dyego Sousa e numa nova mudança de paradigma da partida. O Sporting via-se a perder dois pontos na classificação bem como a vitória a fugir-lhe por entre os dedos. O conjunto leonino atrás do 2-1 que desse um triunfo. Foi nesse momento que o Estádio de Alvalade ‘gelou’ numa noite que, por si só já era fria. Danilo voltou a bater Rui Patrício com um grande remate e colocava o SC Braga a vencer com apenas dois minutos para os 90’.

Sem Bas Dost e Acuña – saíram ambos com queixas físicas – o Sporting tinha em Alan Ruiz e Doumbia as ‘setas’ apontadas à baliza. Acabou por ser num lance em que ambos estão envolvidos que o empate chegou. Quando a derrota pairava em Alvalade, o argentino foi derrubado dentro da área de Matheus com Carlos Xistra a apontar para a marca dos 11 metros pela segunda vez no jogo. O resultado já é conhecido: Bruno Fernandes não vacilou e fez o 2-2 final que evitou a derrota do Sporting.

O lance da grande penalidade foi muito contestado pelos minhotos que entendem que houve falta de Doumbia antes da bola chegar a Alan Ruiz e que, segundo os critérios do videoárbitro, o lance deveria ter sido invalidado. Ajuizou de forma diferente Carlos Xistra que não consultou as imagens do videoárbitro.

Para a posterioridade fica o segundo empate do Sporting nesta edição do campeonato. Os ‘leões’ perderam dois pontos tanto para Benfica como  para o FC Porto que venceram nesta 11ª jornada. Na tabela classificativa não houve alterações de posição, mas os ‘dragões’ seguem em primeiro lugar com mais quatro pontos do que o Sporting que é segundo classificado. O Benfica, por sua vez, reduz a desvantagem e soma agora apenas menos um ponto do que os ‘leões’ na classificação.

Confira como está a pontuação da Primeira Liga

Têm a palavra os protagonistas

Jorge Jesus, treinador do Sporting

"Um bom jogo, sabíamos que o Braga tem uma boa equipa. Sabíamos que ia ser um jogo muito equilibrado. Senti que depois de fazer o primeiro golo, nós tínhamos mais possibilidade de fazer o 2-0 do que eles o 2-1. Passamos por situações em que fomos prejudicados. Portanto foi um jogo dividido. Da primeira parte, até termos feito o golo, o SC Braga não criou perigo. Depois de sofrer o golo, foi à luta, criou oportunidades, fez o golo de grande penalidade e depois aquele remate que não dá hipóteses ao Rui Patrício. Reagimos, chegamos ao empate. É melhor empatar que perder."

Abel Ferreira, treinador do SC Braga

"Não sei o que podia ter feito mais para ganhar este jogo. Fizemos tudo, tivemos um golo mal anulado, um penálti, uma falta escandalosa sobre o Ricardo. Fizemos três golos e sobre isto tudo que falei, foi a equipa que empatou aqui com a Juventus. Viemos aqui com o peito aberto, ajudar ao espetáculo", em declarações à flash interview da SportTV.

António Salvador, presidente do SC Braga

"O SC Braga não tem por hábito comentar nomeações da arbitragem, mas esta nomeação deste árbitro para este jogo deixou-nos apreensivos. Infelizmente veio verificar-se a nossa apreensão neste jogo. Quero perguntar a quem nomeia como é possível nomear o mesmo árbitro para os três jogos que fizemos com os três grandes esta temporada. Será que não há mais árbitros? Só há o Carlos Xistra para os jogos do SC Braga com FC Porto, Sporting e Benfica?"

Apontamentos:

Coreografia especial antes do arranque do jogo

Antes de a bola começara a rolar as claques do Sporting prepararam uma coreografia especial no encontro entre o clube leonino e o SC Braga. Com uma faixa que atravessa grande parte de uma das bancadas, os adeptos mostraram ter fé em conquista sob o tema “Venceremos”.

Carlos Xistra não consultou o VAR

A arbitragem de Carlos Xistra foi uma das temáticas mais discutidas após o jogo especialmente por António Salvador, presidente do SC Braga. Num encontro com duas grandes penalidades e um golo anulado por fora de jogo, o árbitro do encontro acabou por não sentir necessidade de consultar o videoárbitro em nenhumas das situações.
Abel Ferreira sem conferência de imprensa

Quando todos os jornalistas esperavam Abel Ferreira na sala de conferências de imprensa do Sporting foram surpreendidos pela presença não do técnico, mas sim do presidente do clube bracarense. António Salvador revelou que o treinador não iria comparecer e fez uma declaração sobre a escolha de Carlos Xistra para a arbitragem do jogo.

Esgaio único a ser aplaudido pelos sportinguistas

Ricardo Esgaio já não está ligado ao Sporting, mas os adeptos na esquecem a passagem do defesa direito por Alvalade. Antes do arranque da partida, na revelação dos onzes iniciais de cada equipa, Ricardo Esgaio foi o único jogador do SC Braga e ter uma reação positivas por parte dos adeptos leoninos que estavam em maioria.

1º Empate de Abel Ferreira na Primeira Liga

Marca fora do comum para o treinador do SC Braga. Abel Ferreira somou o seu primeiro empate na Primeira Liga como técnico dos bracarenses. Até agora, nunca tinha somado uma igualdade para o campeonato.