Regresso a Alvalade e nova derrota, desta feita para a Primeira Liga, competição onde o Sporting estava invicto com 11 vitórias consecutivas. Os leões caíram aos pés do Santa Clara, quarto classificado, e grande sensação da prova. Um adversário que se remeteu lá atrás, num bloco baixo, com uma linha de cinco e que complicou muito a vida à equipa de João Pereira.
Leia aqui a crónica da partida
Os espaços foram uma miragem, a equipa teve sempre muita dificuldade em ligar, e mesmo 'o abono de família' Viktor Gyokeres esteve desastrado na finalização, na talvez, a verdadeira única oportunidade de que dispôs em toda a partida, já na segunda parte, com um cabeceamento ao lado.
Veja as melhores fotos da partida
O Sporting rematou mais - apenas quatro remates enquadrados - teve uma posse de bola estrondosa, mas nem assim conseguiu desbloquear a bem organizada defensiva açoriana. E quando os setores recuados estão demasiadamente compactos tem que haver grande capacidade para os desbloquear. Por outro lado, a equipa de Vasco Matos foi letal. No único lance de perigo de que dispôs, na primeira parte, transformou-o em golo, num grande pontapé de Vínicius Lopes.
Veja o resumo da partida
No segundo tempo, sucederam-se as aproximações à baliza dos visitantes, mas nessa fase, no último terço, parecia que a equipa leonina bloqueava. Faltou rasgo, um passe de rotura, um lance de génio, e pontaria na finalização, a que se juntou também a incapacidade para descobrir os espaços. Um quase esquecimento atroz das dinâmicas que foram tão bem trabalhadas nos últimos tempos. Só um golo, caído do céu, poderia evitar o descalabro para o Sporting. E até poderia ter surgido num lance em que Maxi Araújo cai na área e foi assinalado penalti, decisão que acabou por ser revertida. O Santa Clara ainda dispôs de uma oportunidade capital para 'matar' o jogo, mas Daniel Borges falhou o 2-0. O Sporting somou a segunda derrota consecutiva, a primeira deste ano na I Liga.
Momento
O 'falhanço' de Gyokeres ao minuto 67. Não é normal o sueco o sueco não ter convertido a oportunidade clamorosa que teve à sua disposição, mas há noites assim. Depois do cruzamento de Harder, o dianteiro disparou de cabeça, mas não conseguiu acertar com baliza. O lance acabou por ser representação perfeita da noite pouco inspirada dos verdes e brancos.
Arbitragem
Um lance que poderia ter marcado o jogo, e aconteceu logo aos 16 minutos. Vinícius travou Geny Catamo, com o corpo, e ficou uma grande penalidade por assinalar a favor do Sporting.
Houve mais um lance em que os verdes e brancos poderiam ter beneficiado de mais um castigo, por braço na bola de Safira na área, já nos minutos de desconto da Primeira Parte. Não foi esse o entendimento do árbitro Cláudio Pereira.
Melhores
Vínicius Lopes
O avançado desbloqueou o jogo com um excelente pontapé e quebrou a invencibilidade leonina. Ao minuto 33, finalizou com um tiraço uma excelente transição dos açorianos.
Geny Catamo
O jogador mais inspirado do lado dos verdes e brancos. Apresentou um andamento diferente em relação aos colegas. É ele o protagonista do lance em que caiu na área, e em que poderia ter sido assinalada uma grande penalidade.
Luís Rocha
Excelente papel do jogador do Santa Clara na forma como conseguiu secar Viktor Gyokeres. Especialmente, dentro da área, onde o dianteiro poucas vezes fugiu à marcação.
Comentários