Moralizado pela recente conquista da Taça da Liga, o Sporting visita esta quarta-feira o Belenenses SAD, estando obrigado a vencer para não deixar o FC Porto fugir ainda mais no topo.

A equipa de Rúben Amorim está provisoriamente a nove pontos do líder, chegando a este duelo vindo de um triunfo saboroso frente ao Benfica, que lhe valeu o título de "Campeão de Inverno". Um resultado que certamente motivará o conjunto leonino para o que resta do campeonato, depois de uma fase mais tremida na qual somou duas derrotas nas últimas três jornadas - 3-2 diante do Santa Clara e 2-1 na receção ao SC Braga.

Os 'leões' estão pressionados a vencer no Jamor para não aumentarem ainda mais a distância para o FC Porto, mas também para não se deixarem apanhar no segundo lugar pelo Benfica, que também joga nesta quarta-feira.

Neste duelo, refira-se, o Sporting não poderá contar com Sebastián Coates, que está suspenso e também ao serviço da seleção uruguaia, mas também Jovane e Tiago Tomás, que rumaram a outras paragens neste mercado de inverno. Por outro lado, cresce o entusiasmo em torno dos reforços Slimani e Marcus Edwards. Rúben Amorim já confirmou que o extremo inglês "vai ser convocado", enquanto o avançado argelino regressa hoje a Portugal.

E se o Sporting precisa de pontos, o que dizer do Belenenses SAD? Os azuis seguem no último lugar da tabela, com apenas dois triunfos em 19 jogos, estando a quatro pontos do Moreirense (penúltimo classificado, mas com mais um jogo). A equipa de Franclim Carvalho leva três jogos seguidos sem ganhar - ainda que tenha alcançado um moralizador empate na última partida diante do Marítimo -, e sofreu sempre golos nos últimos doze jogos que disputou.

Chima Akas e Jordan falham a receção aos 'leões' por castigo, assim como os lesionados Nilton Varela, Francisco Teixeira, Rafael Camacho e Pedro Nuno. O guarda-redes Luiz Felipe deverá estar apto, mas ainda recupera de problemas físicos sofridos no jogo com o Marítimo. Por sua vez, Tomás Ribeiro foi vendido ao Grasshoppers, da Suíça.

Confronto direto

O duelo deste quarta-feira será o oitavo entre Belenenses SAD e Sporting, com os leões a levarem clara vantagem. Em sete partidas, o conjunto de Alvalade venceu seis e empatou apenas uma, na temporada 2020/21, numa altura em que o Sporting tremeu rumo ao título de campeão nacional.

Para lá disso, os 'leões' contabilizaram cinco vitórias frente aos 'azuis', a mais expressiva em maio de 2019, em que golearam por 8-1 no Jamor.

Já nesta época, na primeira volta do campeonato, a equipa de Rúben Amorim venceu em casa por 2-0, num jogo em que só deu Sporting. Gonçalo Inácio e João Palhinha foram os marcadores de serviço.

O que dizem os treinadores

Franclim Carvalho: "O meu prognóstico para o jogo é de que vamos ganhar. O Sporting tem uma equipa muito forte, bem trabalhada, mas detetámos aspetos que vamos procurar explorar e temos jogadores para isso. São espaços que eles nos dão e vamos procurar entrar neles, ferir o Sporting e fazer golo."

Rúben Amorim: "Sabemos que temos de ganhar para manter ou tentar subir a posição. Não há jogos fáceis. A equipa está habituada a esses momentos. Vamos encarar este jogo como encarámos a final de Leiria. Temos dúvidas quanto ao Belenenses. Temos a obrigação de vencer."

O árbitro

Gustavo Correia foi o árbitro nomeado para dirigir a partida no Jamor. O juiz da AF Porto vai ter Inácio Pereira e Luís Costa como assistentes e João Afonso no papel de quarto árbitro. Hélder Malheiro estará no VAR, assistido por Gonçalo Freire.

O Belenenses SAD-Sporting, da 20.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h45 desta quarta-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.