O Arouca recebe este sábado o Benfica em jogo relativo à 16ª jornada da Primeira Liga. Após a pausa para as festas natalícias e de fim-de-ano, o campeonato regressa em 2024 com um embate entre duas equipas que atravessam um bom momento de forma, e que há muito que não sabem o que é perder.
A poucos dias da recepção ao SC Braga para a Taça de Portugal, os encarnados visitam um reduto onde já venceram esta época, para a Taça da Liga, procurando assim repetir o resultado, algo que lhe permitirá manter-se a um ponto do Sporting, que venceu e deixar o FC Porto (empatou com o Boavista) a quatro pontos na luta pelo título.
Mas do outro lado estará um Arouca em crescendo e que quer dar continuidade ao bom momento, por forma a poder saltar para a metade superior da classificação geral. Para tal terá de vencer os encarnados, algo que não acontece desde a temporada 2015/2016.
Momento de forma
Arouca e Benfica são duas equipas que terminaram 2023 em alta. Depois de quatro derrotas consecutivas, e que ditaram a saída do antigo treinador Daniel Ramos, os arouquenses responderam com três vitórias e dois empates nos últimos cinco jogos. Um desses empates ocorreu diante do Boavista para a Taça de Portugal e acabou por se transformar em vitória após o desempate por grandes penalidades.
A equipa da Serra da Freita chega a esta partida motivada pela vitória gorda obtida na última ronda na Amadora diante do Estrela por 1-4. Depois de estarem a perder, os arouquenses deram a volta ao resultado e terminaram a golear.
Apesar disso, o registo caseiro dos 'lobos' não é o melhor até ao momento. Com efeito, o Arouca soma apenas quatro triunfos em doze jogos disputados no seu reduto, restando ainda três empates e cinco desaires. Se olharmos apenas para o campeonato a imagem não muda muito de figura com apenas duas vitórias caseiras, contra quatro derrotas.
Do lado do Benfica o momento atual é idêntico ao do seu adversário de hoje; os encarnados chegam a Arouca com quatro vitórias seguidas para todas as competições, e não sabem o que é perder desde início de novembro. Nesta série as águias já ultrapassaram adversários diretos como Sporting e SC Braga, tendo também garantido lugar na 'final-four' da Taça da Liga.
Relativamente aos jogos fora, os campeões nacionais apresentam um registo de nove vitórias, três empates e duas derrotas (ambas na Liga dos Campeões), nos treze jogos já realizados longe da Luz. Se atentarmos apenas aos jogos da Primeira Liga o saldo fica ainda mais positivo para o Benfica; apenas Boavista e Moreirense conseguiram roubar pontos aos comandados de Roger Schmidt na condição de visitados, de resto são seis triunfos fora de casa, cinco dos quais consecutivos.
Histórico de confrontos
O histórico de embates entre as duas equipas é simples de caracterizar. Em dezasseis jogos entre Arouca e Benfica para todas as competições, os encarnados têm, até este momento, catorze vitórias, sobrando ainda um empate e uma vitória dos arouquenses.
Para o campeonato a diferença mantém-se, com dez vitórias encarnadas em doze jogos realizados. Se olharmos apenas para os jogos realizados em casa do Arouca, o domínio benfiquista mantém-se, com cinco triunfos em seis embates.
O único desaire das águias deu-se no início da temporada 2015/2016; na segunda jornada, e a jogar no Estádio Municipal de Aveiro, o Arouca de Lito Vidigal bateu o Benfica de Rui Vitória graças a um golo madrugador de Roberto.
Já a vitória mais expressiva do Benfica em Arouca deu-se precisamente na época passada. À 18ª jornada, os encarnados venceram por 0-3, graças a dois golos de João Mário e um de Petar Musa.
O que dizem os treinadores
Daniel Sousa, treinador do Arouca: "A responsabilidade não tem que ver com o que está para trás, mas sim onde queremos chegar. Vamos procurar os três pontos. Esperamos que seja um bom jogo de futebol. Queremos dar continuidade ao que temos feito. Sentimos a responsabilidade de vencer"
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Eu penso que é sempre difícil jogar em Arouca. Há algumas semanas jogámos lá para a Taça da Liga, foi difícil, mas percebemos o ambiente. Agora, têm um novo treinador e têm tido bons resultados nas últimas semanas. Vai ser um jogo difícil, mas estamos muito bem e temos jogadores de volta, o Di María e o Otamendi. Vamos querer conquistar os três pontos."
O árbitro
Fábio Veríssimo foi o árbitro escolhido para apitar a partida entre arouquenses e encarnados. O juiz da Associação de Futebol de Leiria será auxiliado por Pedro Martins e Hugo Marques. A equipa de vídeo-arbitragem será composta por Tiago Martins e Hugo Ribeiro.
É a primeira vez que Fábio Veríssimo apita um jogo do Arouca esta época. Contudo, o árbitro já dirigiu uma partida entre estas duas equipas na época 2016/2017, onde a vitória sorriu ao Benfica por 1-2.
Relativamente aos encarnados, é a segunda vez que o árbitro de Peniche dirige uma partida do clube lisboeta. A primeira ocorreu na jornada 12 quando o Benfica foi a Moreira de Cónegos empatar a zero diante do Moreirense.
Comentários