O treinador do Benfica, Roger Schmidt, antecipou, esta sexta-feira, a partida da 16.ª jornada do campeonato, frente ao Arouca.

A oficialização de Marcos Leonardo e o mercado de transferências foram os principais temas abordados pelo técnico das águias.

O que espera do jogo frente ao Arouca? "Eu penso que é sempre difícil jogar em Arouca. Há algumas semanas jogámos lá para a Taça da Liga, foi difícil, mas percebemos o ambiente. Agora, têm um novo treinador e têm tido bons resultados nas últimas semanas. Vai ser um jogo difícil, mas estamos muito bem e temos jogadores de volta, o Di María e o Otamendi. Vamos querer conquistar os três pontos."

Oficialização de Marcos Leonardo. "Estamos muito felizes por ter assinado pelo Benfica. É jovem, um grande talento brasileiro, e agora temos de melhorar as suas qualidades. É um excelente exemplo, está na altura certa para se desenvolver ainda mais, o Benfica é o clube certo para isso. Não treinou nas últimas 4 semanas, estamos a tentar integrá-lo o mais rapidamente possível para lhe dar uma ideia do que esperamos dele. Movimenta-se bem em campo, consegue chegar à bola com rapidez acho que é um jogador de topo".

Jurásek está de saída? "Não vou fazer qualquer declaração sobre as questões de mercado que estão a acontecer. O que já foi aqui dito, e vou repetir, é que se os jogadores não estão 100% satisfeitos e querem tomar uma decisão sobre o futuro, é algo a discutir. Neste momento, temos um equilíbrio no plantel e estamos focados em respeitá-lo".

Marcos Leonardo estará apto a curto prazo? "Não sou mágico, nem faço magia, não posso adivinhar se vai estar pronto daqui a um dia ou daqui a uma semana. No Brasil a época é muito longa e, para ele, é positivo ter conseguido descansar nas últimas semanas. O que posso dizer é que deu uma boa impressão, mas precisa de voltar a treinar para evitar lesões. Pode voltar a jogar a curto prazo, mas para 90 minutos ainda tem de se preparar. Mas isso não é um problema para nós. Jogamos um bom futebol sem ele e temos outros jogadores. Vamos fazer o nosso melhor e tentar avaliar o que é que consegue fazer neste momento, vamos continuar a treiná-lo e a perceber a ligação que tem com os outros jogadores".

Mais reforços e a chegada de Prestianni. "Não, não posso confirmar qualquer jogador. Para ser sincero, não é esse o meu foco neste momento. Estou concentrado no jogo de amanhã, que temos de vencer. Mas existem algumas mudanças. Não quero revelar rigorosamente nada, mas só vamos confirmar uma transferência quando um jogador assinar o contrato. É um dever nosso tentar melhorar o plantel sempre, é algo que procuramos sempre. Temos um orçamento e é normal vender e comprar jogadores para atingir esse equilíbrio. Temos de ser rentáveis para manter o Benfica numa situação positiva. Temos um bom equilíbrio e vendemos jogadores. Tenho visto grandes progressos, temos uma equipa que joga bom futebol, que tem boa química e que consegue resolver qualquer problema em campo. Sabemos que o Marcos Leonardo vai fazer parte do plantel. É um jogador que tem 20 anos, tem muita qualidade e claro que temos grande esperança de que possa continuar a desenvolver as suas capacidades de maneira muito positiva. É nisso que vamos tentar trabalhar".

Pediu um lateral direito ao presidente? "Nunca pedi nada ao presidente. Acho que o presidente, evidentemente, tenta sempre os melhores jogadores porque queremos todos conquistar títulos para o Benfica e isso é que é fundamental. Para ganhá-los, é preciso ter qualidade individual em cada setor. Temos de construir uma equipa e de ter um bom espírito, o nosso objetivo é esse. Tanto eu como o presidente temos exatamente os mesmos objetivos".