É num mar de dúvidas e incertezas que os adeptos do Sporting navegam quanto a equipa que será escolhida por Rúben Amorim para defrontar o Arouca, jogo de abertura da 5.ª jornada da Primeira Liga de futebol, marcado para às 20h15 desta sexta-feira.
Os campeões nacionais e atuais líderes isolados da prova foram recebendo os internacionais a conta-gotas e, com pouco tempo de treino, o treinador dos leões será obrigado a fazer alterações, em face do cansaço mas também de lesões.
Amorim vai lançar Franco Israel na baliza, ele que esteve no banco no empate do Uruguai diante da Venezuela no apuramento sul-americano para o Mundial2026, já que o titular Kovacevic está lesionado. Na defesa não deverá haver mexidas, com Diomande, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma a fazerem companhia a Geny Catamo e Quenda nas alas. No entanto, a pensar já no jogo com o Lille, da próxima 3.ª feira, o treinador poderá lançar nomes como Mateus Reis, Ricardo Esgaio, Nuno Santos ou Debast.
Morita poderá ceder o seu lugar a Daniel Bragança, o único médio que esteve em Alcochete por estes dias, para o meio-campo. O japonês foi titular pela sua seleção, vem de uma viagem longa, pelo que poderá descansar para a estreia dos leões na nova Champions.
Na frente, é de esperar o tridente habitual formado por Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Gyokeres. Marcus Edwards, um dos jogadores que não esteve envolvido nos trabalhos de seleções, é candidato a ocupar o lugar de Trincão.
Na equipa da Serra da Freita, o técnico uruguaio Gonzalo García também vai mexer, a começar no ataque. A venda de Cristo González para o Al Sadd do Qatar abriu uma vaga, que deverá ser ocupada por Guven Yalçin, avançado turco emprestado pelo Génova na janela de verão.
Os lesionados Jose Fontán, Nino Galovic, Matheus Quaresma e Eboué Kouassi também estão de fora.
Momento de forma: Leão indomável, arouquenses à procura da forma
O lógico favoritismo do Sporting guia-nos para a seguinte questão: o que poderá fazer o Arouca para derrubar o Sporting? A equipa de Rúben Amorim respira saúde, com um futebol demolidor, que encanta na frente, onde Gyokeres parece ter voltado com mais fome de golos após as férias. Já são sete em quatro jornadas da Lifa, os mesmos marcados por... FC Porto, Famalicão e Moreirense. Só o Santa Clara, com oito golos, marcou mais que... Gyokeres.
Os leões levam uns impressionantes 16 golos marcados, mesmo já tendo recebido e vencido o FC Porto em casa. É uma média de quatro golos por partida. O Nacional levou 6-1, o Farense 5-0 e o Rio Ave 3-1.
O Arouca só tem um triunfo (1-0 ao Nacional), pelo que terá de fazer muito mais para pontuar diante dos leões. As derrotas diante de Moreirense, Rio Ave e Vitória Sport Clube deixam o emblema do Distrito de Aveiro na 14.ª posição. A equipa tem mostrado dificuldades em marcar, uma vez que só fez dois golos nos primeiros quatro encontros do campeonato.
Histórico: Sporting manda em todos os sentidos
Quando o árbitro João Pinheiro apitar para o início do jogo, Sporting e Arouca começarão a escrever o capítulo 18 da história dos jogos entre estes dois conjuntos. E essa história, até agora, tem sido pintada de verde e branco: 15 vitórias, um empate e apenas um triunfo do Arouca.
Essa derrota do Sporting aconteceu precisamente em casa do Arouca, na 11.ª ronda da I Liga 2022/23, graças a um golo do central João Basso. Alias essa época o Sporting não venceu o Arouca, uma vez que empatou em Alvalade, na 28.ª ronda, num jogo onde uma grande penalidade convertida por Pedro Gonçalves aos 87 minutos evitou males maiores para os leões.
Na época passada o Sporting ganhou por 3-0 em casa do emblema da Serra da Freita, mas em casa sofreu para vencer pela margem mínima (2-1).
Para a I Liga, são 14 jogos: 12 vitórias dos leões, seis deles no terreno do Arouca.
O Arouca é um dos emblemas recentes da elite do nosso futebol. Daí que o primeiro duelo entre ambos na Primeira Liga só tenha acontecido 2013/14: vitórias do Sporting por 5-1 em Alvalade e 2-1 fora de casa.
O que dizem os treinadores
Ruben Amorim, treinador do Sporting: "Vamos fazer essa avaliação agora, poderá haver alguma alteração, mas de acordo com a fadiga e a preparação que têm para este jogo [em Arouca], nunca a pensar no Lille, porque aí temos tempo"
Gonzalo Garcia, treinador do Arouca: "Nunca fiz marcação especial. Quero uma equipa organizada que consiga ter muita gente perto do adversário. Faremos o possível para que jogadores como Gyökeres, Trincão ou qualquer outro não estejam cómodos, nem desfrutem do jogo. Queremos ser nós a desfrutar da partida"
João Pinheiro, juiz da Associação de Futebol de Braga , foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol para apitar este encontro. Bruno Jesus e Luciano Maia serão os assistentes, Fábio Melo o 4.º árbitro. No VAR estará João Gonçalves, auxiliado por Ângelo Carneiro (AVAR).
O Arouca-Sporting está agendado para às 20h15 desta sexta-feira e poderá ser acompanhado AO MINUTO no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.
Comentários