O Benfica recebe na noite desta sexta-feira o eterno rival Sporting, a partir das 21h15, no Estádio da Luz, para a 13ª jornada da I Liga.

O dérbi da Segunda Circular começa com o Sporting no 2º lugar da tabela com 32 pontos, os mesmos que o líder FC Porto. Já o Benfica está atualmente em 3º lugar com 31 pontos.

Na Luz estarão frente-a-frente a melhor defesa da competição, a do Sporting, com quatro golos sofridos, e o melhor ataque, o do Benfica, com 34 tentos apontados, sete dos quais foram somados à contabilidade encarnada na última ronda, num bizarro jogo com o Belenenses SAD (7-0).

Sem vencer na Luz desde 2015, o Sporting vai disputar o dérbi em vésperas de visitar o Ajax, na última ronda da Liga dos Campeões, que nada decidirá, tendo em conta que as duas formações já asseguraram a passagem aos oitavos de final, com os holandeses no primeiro lugar do grupo e os ‘leões’ no segundo.

Ao contrário, os ‘encarnados’ vão tentar vencer e ultrapassar o rival ‘leonino’ na classificação, dias antes de receberem o Dinamo Kiev, num jogo no qual terão de vencer e esperar que o FC Barcelona não vença o Bayern Munique, para ‘carimbarem’ a qualificação para os ‘oitavos’ da prova ‘milionária’.

Guia de forma

O Benfica chega ao dérbi com 24 jogos disputados na temporada 2021/2022: 12 no campeonato, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga, cinco na Liga dos Campeões e quatro na qualificação para essa mesma prova.

Os encarnados somam até então 16 vitórias, cinco empates e três derrotas. Se olharmos apenas para a I Liga, o Benfica tem dez vitórias, um empate (Estoril Praia à 10ª jornada) e uma derrota (Portimonense na 8ª jornada).

Já o último encontro do Benfica na I Liga terminou com 7-0 no marcador frente ao Belenenses SAD, mas com muita polémica. Os azuis do Jamor entraram em campo com apenas nove jogadores, devido a um surto do novo coronavírus que atingiu o plantel, e o encontro acabaria por ser interrompido no arranque da segunda parte, aos 48 minutos, depois de os ‘azuis’ terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete).

Por seu lado, o Sporting atravessa a Segunda Circular com 21 partidas realizadas na época 2021/2022: 12 no campeonato, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga, uma da Supertaça e cinco na Liga dos Campeões.

Os leões têm até agora 17 vitórias, dois empates e duas derrotas. Quando olhamos só para a I Liga, o Sporting soma dez vitórias e dois empates (Famalicão na 4ª jornada e FC Porto na 5ª), não tendo ainda sofrido nenhuma derrota.

Na jornada 12, o Sporting recebeu e venceu o Tondela, por 2-0, no Estádio de Alvalade. Pablo Sarabia, aos 10 minutos, e Paulinho, aos 50, marcaram os golos que deram a vitória à equipa de Rúben Amorim.

Histórico de confrontos

Este será o 312.º jogo oficial entre os dois clubes. O primeiro embate aconteceu há bem mais de um século, a 1 de dezembro de 1907 e, desde então, vantagem, no histórico global, pende para o lado do clube encarnado.

O Benfica soma 136 vitórias (44%), 110 derrotas (35%) e 65 empates (21%), em todas as competições, que incluem encontros da I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e também do Regional de Lisboa.

Nas partidas disputadas com o Benfica como anfitrião, porém, essa superioridade é ainda mais notória: 84 vitórias (56%), apenas 32 derrotas (21%) e 34 empates (23%) em 149 encontros.

O conjunto da Luz também soma mais golos, num total de 527, liderado pelos 27 de Eusébio, enquanto o Sporting marcou 474, mais precisamente 48 por Fernando Peyroteo, melhor marcador do dérbi.

Os últimos encontros no Estádio da Luz têm sorrido, sobretudo, ao Benfica. O Sporting não vence no terreno do seu velho rival desde 2015, quando era treinado por... Jorge Jesus. A última vitória dos leões no reduto das águias aconteceu na 8ª jornada da temporada 2015/2016. O Sporting venceu por expressivos 3-0, mas seria o Benfica que acabaria por se sagrar campeão. Teo Gutierrez, Slimani e Bryan Ruiz marcaram os golos do triunfo leonino.

As últimas cinco receções do Benfica ao Sporting terminaram com dois empates e três vitórias dos encarnados. Na temporada passada, o Benfica venceu o Sporting por 4-3, na 33.ª jornada, numa altura em que os leões já se tinham sagrado campeões nacionais.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus, treinador do Benfica: "Os jogos são apaixonantes é com espectadores, é para isso que trabalhamos, para dar alegrias aos adeptos. Amanhã voltamos a ter adeptos, sabendo da dificuldade que tem este jogo em função dos testes, que segundo me parece está a retardar a tirar pessoas do jogo. É sempre bom. O estádio não tem 61 mil, tem 30, 20 mil. É importante, sempre que o Benfica joga em casa, porque os adeptos ajudam a equipa a carregar as vitórias. É importante para amanhã que os adeptos do Benfica compareçam em massa, porque precisamos deles."

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Se o dinheiro fosse meu, apostaria sempre no Sporting. E dando mais dinheiro [a vitória dos ‘leões’], ainda mais dinheiro meteria. Acredito muito na minha equipa, jogue quem jogue. Não somos favoritos, esta equipa gosta disso assim. Vamos defrontar um adversário cheio de valores, mas estamos preparados".

Arbitragem

O árbitro Artur Soares foi nomeado para dirigir o dérbi entre Benfica e Sporting, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no site oficial.

O juiz da Associação de Futebol do Porto, de 42 anos, será acompanhado pelos árbitros assistentes Rui Licínio e Paulo Soares, e pelo quarto árbitro Cláudio Pereira.

Já o videoárbitro designado para o dérbi Benfica-Sporting é o lisboeta Hugo Miguel.