FC Porto e Famalicão defrontam-se este domingo, em jogo da segunda jornada da Primeira Liga, no Estádio Municipal de Famalicão, com os dragões à procura de não deixarem fugir os principais rivais e somar a segunda vitória consecutiva.
Do outro lado, encontram um adversário ferido com a derrota da primeira jornada e em busca de somar os primeiros pontos na Primeira Liga e da primeira vitória frente ao FC Porto desde 2020.
Guia de forma
O FC Porto ruma a Famalicão com uma vitória na bagagem, somada no primeiro jogo que realizou na Primeira Liga esta época. No último domingo, os dragões levaram a melhor na receção ao Belenenses SAD, vencendo por 2-0, com golos de Luis Díaz e João Mário.
FC Porto ainda não perdeu contando a pré-época: os dragões somam cinco vitórias e um empate, frente à Roma de José Mourinho em julho.
Já o Famalicão entrou com o pé esquerdo na Primeira Liga, sofrendo uma derrota por 2-0 na visita ao reduto do Paços de Ferreira, no último domingo.
Foi a primeira derrota do conjunto de Ivo Vieira esta época, depois de duas vitórias, frente a Feirense e Estoril, a contar para a Taça da Liga.
Histórico
FC Porto e Famalicão defrontam-se esta tarde pela 22.ª vez na sua história. O primeiro confronto data de 1947, com os dois conjuntos a empatarem a três bolas, a contar para a antiga I Divisão.
Esse foi uma das três vezes em que nenhuma das equipas saiu por cima deste duelo: seguiram-se empates em 1991 (0-0, I Divisão) e 1993 (0-0, Liga).
Já nas vitórias, que é o que importa, é o FC Porto que leva larga vantagem, com 14 vitórias, 10 delas para a Primeira Liga, a última em abril, quando os portistas venceram por 3-2 no Dragão.
O cenário fica mais equilibrado se olharmos só para as 10 partidas realizadas em casa do Famalicão, mas os dragões continuam a ter o dobro das vitórias (6 vs 3).
Já o Famalicão soma quatro vitórias frente aos portistas, a última das quais em 2020, quando os famalicenses venceram em casa por 2-1, no recomeço da Primeira Liga após a suspensão devido à COVID-19. Desde então, o Famalicão perdeu sempre com a equipa de Sérgio Conceição.
O que dizem os treinadores
Ivo Vieira, treinador do Famalicão: “O FC Porto é uma equipa fortíssima. Muito pragmática, com jogadores com muita valia, tem um jogo muito prático, muito agressivo na procura da baliza do adversário. Preparámos esta semana para tentar que isso possa acontecer o menor número de vezes, conscientes do poderio que o FC Porto tem. Uma equipa que luta por outros objetivos que não os nossos. Mas temos que acreditar. Estamos aqui para lutar pelo que acreditamos"
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Espero uma equipa dentro do que foi a imagem que deixou no final da época passada. O treinador é o mesmo, obviamente houve algumas saídas e entradas, mas a estrutura mantém-se. O Famalicão habituou-nos a ser uma equipa muito estável. Tem um treinador que tem feito bons trabalhos, é conhecedor do futebol português, sempre muito positivo na forma como dá uma dinâmica interessante às suas equipas. (...). Não podemos controlar o quer o adversário vai fazer, mas sabemos o que temos de fazer perante uma boa equipa."
Arbitragem
O árbitro do encontro entre Famalicão e FC Porto será Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, que será auxiliado por André Campos e Pedro Felisberto, com João Casegas a 4.º árbitro.
No VAR estará André Narciso, auxiliado por Bruno Jesus.
A partida têm início marcado para as 18 horas deste domingo, no Estádio Municipal de Famalicão. Pode acompanhar a partida AO MINUTO no SAPO Desporto.
Comentários