O Rio Ave recebe esta segunda-feira o FC Porto em partida da terceira jornada da Primeira Liga. Os dragões estão 100% vitoriosos até esta altura no campeonato, isto apesar de ambos os triunfos terem sido arrancados a ferros.

Numa semana um tanto ou quanto agitada para os lados do dragão, muito devido à inesperada saída de Otávio, a equipa portista procura adaptar-se às adaptações que vê forçada a fazer com a saída do médio português. Para ajudar nesse processo, Sérgio Conceição deverá já poder contar com o reforço Alan Varela e também com o regresso do capitão Pepe.

Já o Rio Ave, e após a derrota na Amoreira diante do Estoril na última ronda, pretende voltar às vitórias no campeonato. O adversário pode não ser o ideal, mas os comandados de Luís Freire dever-se-ão inspirar no jogo da época passada para procurar repetir o feito.

Momentos de forma

O início de época do Rio Ave tem sido dominado pela intermitência. Em quatro jogos realizados, os vilacondenses contam com duas vitórias e duas derrotas, todas intercaladas. Nesta altura a equipa comandada por Luís Freire é totalmente contra empates, tendo vencido o Académico de Viseu na primeira eliminatória da Taça da Liga e o GD Chaves na ronda inaugural do campeonato. Por outro lado, a derrota diante do Arouca ditou o afastamento da Taça da Liga e a sofrida na semana passada diante do Estoril atirou a equipa para a segunda metade da classificação.

Já o FC Porto apresenta até agora um registo totalmente vitorioso na edição 2023/24 da Primeira Liga. Apesar das dificuldades sofridas diante de Moreirense e SC Farense, os azuis e brancos conseguiram dois triunfos, ambos por 2-1, que colocam a equipa no topo da tabela, ao lado de Sporting, Boavista e Vitória de Guimarães. O único desaire ocorreu na Supertaça Cândido de Oliveira diante do Benfica.

Os dragões procuram ainda adaptar-se a jogar sem Otávio, jogador fundamental na dinâmica de jogo da equipa, e que rumou para os sauditas do Al-Nassr. Por outro lado, Sérgio Conceição já poderá contar com o capitão Pepe, regressado após cumprir castigo, e do reforço Alan Varela, que assim poderá finalmente estrear-se de dragão ao peito.

Histórico de confrontos

O saldo histórico dos dragões no Estádio dos Arcos é bem positivo. Em 28 jogos para o campeonato, os azuis e brancos saíram vencedores em 17 ocasiões, registando apenas duas derrotas e ainda nove empates. Se aumentarmos o espectro para todas as competições nacionais, o domínio portista aumenta, com 21 triunfos em 32 partidas.

Contudo, uma das duas derrotas do FC Porto deu-se precisamente na última época. À quarta jornada os dragões saíram de Vila do Conde com uma copiosa derrota por 3-1, resultado construído na primeira parte, graças aos dois golos de Aziz e outro de Pedro Amaral. Para encontrarmos a outra derrota teremos de recuar até 2004/2005 onde os rioavistas venceram por 1-0 contra o FC Porto de Mourinho, e que teve no onze Sérgio Conceição.

Desde então os dragões têm dominado nas visitas ao Estádio dos Arcos, somando 12 triunfos nas últimas 15 deslocações a Vila do Conde.

O que dizem os treinadores

Luís Freire, treinador do Rio Ave: "Temos um plano, uma organização e uma ideia para este jogo. Queremos desfrutar ao máximo desta partida e, respeitando o adversário, provar, em casa, o nosso valor"

Sérgio Conceição voltou a não falar aos jornalistas

O árbitro

Fábio Veríssimo foi o árbitro escolhido para apitar a partida desta segunda-feira. O árbitro da Associação de Futebol de Leiria faz a sua estreia com vilacondenses e portistas esta época. No que toca ao histórico, o juiz esteve presente em dez jogos do Rio Ave, nos quais a equipa registou três vitórias, três derrotas e quatro empates.

O Rio Ave-FC Porto está agendado para às 20h15 e pode ser acompanhado, como sempre, AO MINUTO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.