O FC Porto vai tentar a 13.ª vitória consecutiva frente ao Portimonense, em jogo da 24.ª jornada da I Liga. Os Dragões procuram cimentar o segundo lugar da prova e não perder ainda mais terreno para o líder Sporting, numa altura em que a revalidação do título começa a ser cada vez mais difícil.
Os campeões nacionais somam 51 pontos e querem vencer e assim tirar partido do SC Braga-Benfica, duelo entre o terceiro e quarto na tabela. Os minhotos somam 50 pontos, os encarnados têm 48.
Já o Portimonense continua na luta pela permanência. Os comandados de Paulo Sérgio são 12.º com 23 pontos mas muito perto das equipas da parte de baixo da tabela, onde a luta está a ser muito renhida.
Momento de forma: Dragões embalados por duas vitórias, algarvios intermitentes
O FC Porto chega a este jogo depois de duas vitórias seguidas na Liga e do apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões. A formação azul e branca ficou a saber esta sexta-feira que vai medir forças com o Chelsea nos 'quartos' da liga milionária mas, para já, o foco terá de estar na I Liga. Antes, vencera o Paços de Ferreira em casa e o Gil Vicente fora de portas para a I Liga, depois de um conjunto de maus resultados na Liga, onde se incluem os empates com Sporting, Boavista, Belenenses SAD e SC Braga.
Em ano de pandemia e sem adeptos nas bancadas, o FC Porto tem tido um comportamento similar a jogar em casa e fora. Fora de portas, os atuais campeões nacionais somam sete vitórias, três empates e uma derrota. Em casa tem os mesmos empates e derrota, e mais uma vitória. Este equilíbrio também se verifica nos golos: 25 marcados e 11 sofridos em casa, 24 marcados e 11 sofridos fora de portas.
Já o Portimonense está a tentar uma época difícil, como a anterior. A luta pela permanência está renhida, com as equipas da zona baixa da tabela muito pertos uma das outras. A equipa de Paulo Sérgio é 12.º com 23 pontos, mais um que o Gil Vicente, menos um que Tondela e menos dois que Belenenses SAD. O Boavista, primeira equipa acima da linha de água, soma 21 pontos.
Na última ronda os algarvios perderam fora com o Santa Clara por 2-0, depois de um triunfo categórico em casa com o Tondela (3-0).
Na Liga o Portimonense só venceu cinco dos 23 jogos até agora disputados, todos eles em casa. Só Sporting, Santa Clara e Boavista venceram em casa dos algarvios esta temporada na I Liga. Além de Tondela, Gil Vicente, Belenenses SAD, Farense e Nacional perderam na deslocação ao terreno do Portimonense. 18 dos atuais 23 pontos dos comandados de Paulo Sérgio foram obtidos em casa.
Histórico: Duelo pintado de azul e branco
Este será o jogo 39 entre FC Porto e Portimonense a nível oficial. Nos anteriores 38, os Dragões venceram 30, o Portimonense quatro, num duelo que acabou empatado em quatro ocasiões. A nível de golos, são 100 para os azuis e brancos e 23 para os algarvios. Desses 38 jogos, 35 foram para o Campeonato: 27 triunfos azuis e brancos contra quatro dos algarvios e quatro empates.
O FC Porto vai numa sequência de 12 triunfos consecutivos frente ao Portimonense, 11 deles para a I Liga. O último encontro entre ambos (primeira volta) acabou com um triunfo azul e branco por 3-1, na 7.ª jorna da I Liga 2020/21, num jogo onde brilhou Sérgio Oliveira, com um golo e duas assistências.
Na época passada o jogo foi muito complicado para o FC Porto em Portimão. A vitória só chegou aos 98 minutos, com um golo de cabeça de Marcano, num jogo que acabou 3-2 para os azuis e brancos.
O Portimonense já recebeu o FC Porto em 17 ocasiões para a Liga: venceu quatro, empatou quatro e perdeu nove. Não venceu nenhum dos últimos sete jogos em casa, tendo mesmo perdido os derradeiros cinco. Antes desses sete jogos sem vencer, o Portimonense tinha estado quatro sem perder com o FC Porto em casa na I Liga: dois empates (1-1 e 0-0) e duas vitórias, ambas por 1-0.
Tirando duas goleadas do FC Porto (5-1 e 4-0), estes têm sido jogos muito renhidos, com muitas vitórias pela margem mínima tanto de um lado como do outro.
O que dizem os treinadores:
Na antevisão do encontro, Sérgio Conceição deixou muitos elogios aos algarvios.
"O Portimonense é uma equipa que tem vindo a subir de produção, principalmente em casa. Penso que nos últimos três jogos teve resultados muito interessantes, tirando o empate, ganhou 4-1 ao Gil Vicente e 3-0 ao Tondela. É uma equipa que tem bons valores individuais, jogadores fortes nos duelos ofensivos e defensivos, que podem ombrear com equipas como a nossa, que é muito forte nesse tipo de situações. É uma equipa agressiva, é das que tem mais amarelos, mas desarmes e nós estamos atentos a todas essas caraterísticas individuais que depois fazem o coletivo interessante [..] Na tabela não está tão bem, mas olhando, por exemplo, para a diferença entre Portimonense e Rio Ave, que é 9.º, há duas vitórias de distância, seis pontos. Acho que vamos ter um jogo extremamente difícil, senão um dos mais difíceis a jogar fora do FC Porto. É um jogo extremamente importante para nós, nós é que temos de ir atrás do prejuízo, se queremos pensar que ainda temos uma palavra a dizer no título", alertou.
Já Paulo Sérgio pediu um Portimonense "corajoso e capaz de colocar em campo" as suas capacidades para bater o FC Porto
"Temos de ser uma equipa concentrada, corajosa nos momentos sem bola e impor o que são as nossas capacidades para competirmos pelos pontos", disse o treinador dos algarvios, em conferência de imprensa, onde também deixou elogios ao adversário.
"Sabemos que tipo de adversário vamos pela frente, uma equipa com jogadores de enormíssimo talento. Com o talento do Otávio e do Corona a jogarem quase como números 10 por dentro, sabemos para o que vamos e preparámo-nos para isso e, obviamente, com a baliza do Marchesín nos olhos", sublinhou.
Rui Costa será o árbitro da visita do FC Porto ao reduto do Portimonense, no sábado, pelas 18 horas. O juiz da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por João Bessa Silva e Nuno Manso, com João Malheiro Pinto no lugar do quarto árbitro.
André Narciso estará na Cidade do Futebol a cargo do vídeoárbitro, auxiliado por Paulo Brás.
O Portimonense-FC Porto arranca às 18h00 deste sábado e pode ser acompanhado em direto no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários