Guia de forma

Depois de uma semana de ‘poupanças’, já que os dragões - eliminados da Taça da Liga - apresentaram frente ao Rio Ave uma equipa sem qualquer dos habituais titulares, a formação de Sérgio Conceição é ‘superfavorita’ a vencer o Vizela, apesar de se apresentar motivada, depois da goleada imposta no campo do Arouca (4-0), na última jornada.

Nem as ausências de Evanilson, Pepe e Wendell, todos devido a lesão, tiram ‘poder de fogo’ ao FC Porto, que, mais uma vez, vai contar com o colombiano Luiz Diaz, um dos melhores marcadores da I Liga, com 11 golos, e eleito melhor jogador da prova em outubro e novembro.

De regresso ao principal escalão, o Vizela, atualmente no 10.º posto, só tem um triunfo em casa, mas também só por uma vez foi batido, e pelo Benfica (1-0), num encontro em que o golo dos ‘encarnados’ foi alcançado aos 90+8 minutos, no último lance da partida.

Histórico de confrontos

O Vizela e FC Porto só se defrontaram por duas vezes, ambas para o campeonato português de futebol, com o registo de uma vitória dos portistas e um empate na época 1984/85

Curiosamente o empate (0-0) aconteceu quando o Vizela recebeu o FC Porto, que havia goleado no Estádio da Antas por 9-1 na primeira volta.

O que dizem os treinadores

Álvaro Pacheco: "Espero um FC Porto forte. É a equipa com maior posse de bola no campeonato, que mais remates faz, que mais vezes chega à baliza contrária e só não tem o melhor ataque, porque o Benfica marcou sete golos naquele jogo com o Belenenses. Ofensivamente, são muito agressivos e defensivamente concedem poucos remates. Dos três 'grandes', é a equipa mais forte nos duelos individuais. Mas estamos preparados para tudo isso."

Por estar castigado, Sérgio Conceição não concedeu a habitual conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Vizela, que teria lugar este sábado. O treinador do FC Porto só voltará ao banco no jogo com o Benfica da I Liga, no dia 30.