O FC Porto recebe este domingo o Moreirense, no primeiro jogo dos dragões em 2021. O duelo com os minhotos está marcado para as 21 horas e pode ser o 14.º jogo dos azuis e brancos sem perder para todas as competições, uma série que se vem prolongando desde o início de novembro.
Pepe e Otávio são dois baixas certas nos portistas que vão defrontar uma equipa que ficou sem o seu treinador principal a um dia do duelo desta noite: César Peixoto deixou o comando técnico do Moreirense por vontade própria, não sendo conhecida a razão que levou o técnico de 40 anos a tomar tal decisão.
Guia de Forma
O FC Porto entra em campo com uma bagagem de 13 jogos sem perder: são 12 vitórias e um empata (vs. Manchester City) desde a última derrota, no final de outubro, frente ao Paços de Ferreira. A equipa de Sérgio Conceição despediu-se de 2020 com uma vitória no D. Afonso Henriques por 3-2, numa partida em que o dragão foi obrigado a arregaçar as mangas para vencer, depois de ter estado por duas ocasiões em desvantagem no marcador. A vitória em Guimarães surgiu depois da conquista da Supertaça frente ao Benfica, no último clássico antes do novo ano. Os comandados de Sérgio Conceição venceram o primeiro troféu da época depois de baterem as águias por 2-0 em Aveiro.
Já o Moreirense chega ao Estádio do Dragão depois de uma mudança surpresa no comando técnico. César Peixoto, que tinha conseguido a sua primeira vitória ao serviço dos minhotos para a Primeira Liga na última jornada (1-0 vs Santa Clara), deixou o comando do Moreirense no último sábado, uma decisão que surpreendeu adjunto e jogadores. Os axadrezados chegam à Cidade Invicta com uma série de quatro jogos sem perder para todas as competições: são dois empates e duas vitórias desde a derrota frente ao Paços de Ferreira a 1 de dezembro, para a Primeira Liga.
Histórico
O encontro desta noite será o 25.º entre os dois clubes, num histórico que se começou a escrever em 2002, com uma vitória portista por 1-0, golo de Derlei. Desde aí a tendência tem-se mantido favorável aos azuis e brancos: o FC Porto venceu os duelos frente ao Moreirense em 17 ocasiões, contra apenas duas vitórias dos minhotos, todas em Moreira de Cónegos. Registaram-se ainda cinco empates.
As duas vitórias do Moreirense sobre o FC Porto registaram-se no ano de 2017: a primeira em janeiro, com os minhotos a vencerem os portistas por 1-0 para a fase de grupos da Taça da Liga e a segunda em maio, para a 34.ª jornada da I Liga, vencendo por 3-1.
Mas em casa, o FC Porto não deu hipótese até hoje: são 11 jogos e 11 vitórias para os portistas, a última das quais em julho deste ano quando, já com o título garantido, os portistas golearam o Moreirense por 6-1.
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, acredita que o Moreirense não vai estar fragilizado devido à saída de César Peixoto, mas motivado, uma vez que joga frente aos 'dragões'.
"Sinceramente, não sei em que contexto sucedeu essa saída. Às vezes até pode ser a oportunidade para as tropas se unirem ou um ou outro jogador se mostrar. Agora não acredito que o Moreirense mude muito, até porque não há muito tempo. É preciso tempo para preparar um jogo. Agora no plano psicológico, infelizmente, os jogadores estão habituados a mudar de equipa técnica. Acredito que a nível anímico, a equipa do Moreirense vai estar motivada, basta estar o FC Porto do outro lado", salientou.
Já Leandro Mendes, treinador adjunto do Moreirense, não escondeu a surpresa da saída de César Peixoto do comando técnico da equipa.
“Nem eu nem os jogadores esperávamos esta decisão. Se vai afetar a equipa? De uma determinada forma penso que sim, porque o César era o nosso líder até ontem [sexta-feira]. Contudo, conheço o grupo que temos ao dispor e os atletas são perfeitamente capazes de superar isso”, sublinhou em conferência de imprensa.
Sem tempo para realizar grandes alterações, Leandro Mendes aposta na ideia que já vinha sendo trabalhada por Peixoto e não duvida na resposta dos jogadores, numa partida frente ao campeão nacional.
"Não é por ser o jogo com o FC Porto, mas todos os jogos deste campeonato são de extrema dificuldade. Amanhã [domingo] é mais um jogo. É verdade que será na casa do campeão nacional, mas isso não retira a ambição que temos mostrado ao longo do campeonato, que passa por chegar lá e tentar conquistar os três pontos", apontou.
Arbitragem
Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga, irá arbitrar a partida entre FC Porto e Moreirense, sendo auxiliado por Jorge Fernandes e Luciano Maia. Cláudio Ferreira será o quarto árbitro. A cargo do VAR estará Vasco Santos, auxiliado por Pedro Ribeiro.
A partida tem início marcado para as 21 horas e pode ser acompanhada ao minuto aqui, no SAPO Desporto
Comentários