Dia de clássico no Dragão, com FC Porto e Sporting a medirem forças a partir das 20h15, num duelo que poderá ser determinante para as contas do título, mesmo sabendo que ainda faltam 13 jornadas para o final.
Um triunfo, o 17.º consecutivo no campeonato, deixa a equipa de Sérgio Conceição com mais nove pontos do que os 'leões', vantagem no confronto direto e caminho livre para o título, sendo que um empate também será benéfico para os líderes, já que mantêm uma diferença confortável (seis) sobre o principal rival.
Por isso mesmo, a pressão estará do lado da formação de Rúben Amorim, que terá de fazer o que nenhuma equipa alcançou esta temporada para o campeonato: vencer o FC Porto. Aliás, os azuis e brancos têm mantido um registo perfeito em casa (dez vitórias em dez jogos), o que dificulta ainda mais a missão do Sporting.
Caso vença no Dragão, o conjunto leonino relança totalmente o campeonato, com a particularidade de ficar com vantagem direta sobre o FC Porto, no caso de ambos terminarem a prova empatados.
Diogo Costa mais perto do clássico, Pote de fora
Os 'dragões' chegam a este clássico depois de um triunfo por 2-0 em Arouca, com golos de Mbemba e Vitinha, o mesmo resultado alcançado pelo Sporting na receção ao Famalicão - marcaram Sarabia, de grande penalidade, e Matheus Reis. Foi a quarta vitória consecutiva para a equipa de Rúben Amorim, entre todas as competições, depois de uma fase mais tremida na qual somou duas derrotas na I Liga - 3-2 diante do Santa Clara e 2-1 na receção ao SC Braga.
Do lado do FC Porto, a disponibilidade do guarda-redes Diogo Costa, que saiu lesionado do duelo com o Arouca, permanece uma incógnita. Na antevisão ao clássico, Sérgio Conceição não levantou o véu sobre a sua utilização ou a de Marchesín para o jogo com o Sporting. "Hoje [ontem] apresentou melhorias e vamos ver a evolução até à hora do jogo, mas estou confiante que pode recuperar", afirmou o técnico.
No Sporting, Rúben Amorim já confirmou que Pedro Gonçalves está fora das opções para o clássico. O goleador, de 23 anos, saiu tocado no jogo frente ao Famalicão e não recuperou a tempo do duelo frente aos dragões. Ainda assim, o treinador leonino tem várias opções para o ataque, entre Nuno Santos, Tabata, Marcus Edwards, e até o regressado Slimani, embora essa hipótese seja mais remota.
Pedro Porro é outra ausência de peso, por ter visto o quinto cartão amarelo na última partida.
Confronto direto
Ao todo, no conjunto de todas as competições, FC Porto e Sporting já se defrontaram por 240 vezes, com ligeira vantagem para os azuis e brancos: 86 vitórias, contra 83 dos verdes e brancos e 71 empates. A jogar em casa, porém, os 'dragões' têm clara vantagem e a tendência acentuou-se nos últimos anos, com 10 vitórias em 12 jogos.
Desde 2009/10, os ‘leões’ apenas conseguiram não perder na época passada, quando empataram a zero no Dragão, e em 2015/16, época em que, sob o comando de Jorge Jesus, se impuseram por 3-1, com destaque para um 'bis' de… Slimani.
Para o FC Porto, este foi o único desaire, já que venceu 10 dos restantes 11 jogos disputados desde 2009/10. O outro resultado positivo do Sporting para a I Liga após 2006/07 aconteceu na época passada, quando a equipa de Rúben Amorim empatou sem golos na 21.ª ronda e manteve os seis pontos de vantagem sobre os azuis e brancos.
No total dos 87 jogos disputados no Porto, entre Lima, Ameal, Constituição, Antas e Dragão, os azuis e brancos somam 48 vitórias, contra 14 dos leões, num duelo ainda com 25 empates.
Já nesta temporada, na primeira volta, registou-se um empate a uma bola em Alvalade, com Nuno Santos a dar vantagem ao Sporting ainda na primeira parte, e o FC Porto a restabelecer a igualdade na segunda metade, por Luis Díaz, que entretanto rumou ao Liverpool.
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição (FC Porto): "Quando se ganha frente a uma equipa que está próxima na tabela, são três pontos que podemos conquistar e evitar que o adversário some. É um jogo importante, mas não é decisivo. Podem ser mais três pontos, no meio de 102 em disputa. É o melhor Sporting dos últimos anos. Está mais forte, não só pelo trajeto que tem feito, como campeão nacional, como também por estar nos oitavos de final da Liga dos Campeões, além de se ter reforçado com qualidade."
Rúben Amorim (Sporting): "Vai ser um jogo diferente da primeira volta. Os jogadores mudaram. O FC Porto perdeu alguns jogadores, mas está num melhor momento. Vamos apresentar um onze um pouco diferente. Foi muito no início, agora estamos a seis pontos. Tirámos algumas referências desse jogo, temos visto como o FC Porto joga, numa observação normal. É um jogo muito importante para o campeonato, não há como escondê-lo, mas estamos preparados."
O árbitro
João Pinheiro foi o árbitro nomeado para dirigir o clássico no Dragão. O juiz da AF Braga vai ter Tiago Costa e Luciano Maia como assistentes e Fábio Melo no papel de quarto árbitro. Luís Godinho estará no VAR, assistido por Rui Teixeira.
O FC Porto-Sporting, da 22.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h15 desta sexta-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários