Depois de assumir a liderança isolada da I Liga pela primeira vez nesta temporada, o FC Porto recebe este sábado o Rio Ave a partir das 20h30 no Estádio do Dragão e, quando entrar em campo, a formação 'azul e branca' já saberá o resultado do rival Benfica na visita ao terreno do Vitória de Setúbal.

Conforme o desfecho do encontro no Estádio do Bonfim, os pupilos de Sérgio Conceição começarão o jogo mais ou menos pressionados, mas independentemente desse facto terão de se aplicar para ultrapassarem um adversário que, tal como o FC Porto, também ainda não perdeu nesta segunda volta da I Liga. Efetivamente, o Rio Ave, atual 5.º classificado, está invicto na I Liga há mais tempo do que os 'dragões' e, fora de casa, tem um registo bastante interessante.

O historial do embate entre as duas equipas, contudo, abre boas perspetivas aos 'azuis e brancos', que não perdem com o Rio Ave desde 2004 e que, na condição de anfitriões, apenas por uma vez perderam diante dos vilacondenses. Ainda assim, na temporada passada o Rio Ave foi a única equipa a retirar pontos ao FC Porto nas últimas jornadas da I Liga , num empate que ajudou a 'tirar' o título aos 'dragões'. Um cenário que Sérgio Conceição e os seus jogadores tentarão evitar esta época.

Histórico de confrontos

Ao todo, FC Porto e Rio Ave já se defrontaram, no conjunto de todas as competições, por 32 vezes e os portistas somaram 24 triunfos, contra apenas duas dos vilacondenses, tendo-se registado 13 empates. O último triunfo do Rio Ave sobre o FC Porto data de abril de 2004, quando um golo solitário de Miguelito valeu um triunfo por 1-0 sobre os 'dragões', então orientados por José Mourinho e já com o título de campeão garantido.

A espantosa recuperação do FC Porto
A espantosa recuperação do FC Porto
Ver artigo

A jogar em casa, o registo é ainda mais favorável ao FC Porto, que venceu em 83% das partidas em que recebeu os vilacondenses (26 vitórias, 4 empates e 1 derrota em 31 jogos). Essa derrota teve lugar já no longínquo ano de 1981. Nas últimas 15 visitas ao recinto do FC Porto, o Rio Ave saiu derrotado em 14. Na temporada passada, os 'dragões' venceram por 2-1; Brahimi e Marega marcaram para os da casa, depois de os visitantes terem marcado primeiro...por Carlos Vinícius, agora jogador do Benfica.

Na partida da primeira volta o FC Porto venceu em Vila do Conde por 1-0. Decorria a 7.ª jornada e Marega marcou, logo aos 12 minutos, o único golo da partida.

Guia de Forma

FC Porto e Rio Ave chegam a este encontro como as duas únicas equipas ainda invictas na segunda volta da I Liga. O FC Porto soma seis vitórias consecutivas na prova, enquanto o Rio Ave não perde há oito jogos (5 vitórias, 3 empates). O FC Porto, contudo, perdeu dois dos últimos quatro jogos que disputou no conjunto de todas as competições, ambos contra o Bayer Leverkusen, que custaram o adeus à Liga Europa.

A jogar em casa, na I Liga, o FC Porto soma esta temporada 10 vitórias e 1 derrota em 11 jogos, tendo vencido os últimos três, depois do desaire na receção ao Braga, a fechar a primeira volta. Já o Rio Ave, fora de casa na presente edição da I Liga contabiliza 6 vitórias, 2 empates e três derrotas, tendo vencido nas suas últimas quatro deslocações. Não perde fora de portas há cinco partidas.

O que dizem os treinadores

Na antevisão do encontro, Sérgio Conceição abordou o facto de o FC Porto estar agora na liderança do campeonato, garantindo que nada mudará na abordagem dos 'dragões' aos seus encontros. "A nossa cara é sempre a mesma. Continuamos trabalhar no máximo para conseguir atingir os objetivos do FC Porto. Nem estava tudo perdido, como eu disse na conferência quando estávamos alguns pontos atrás do rival, agora não está nada ganho porque estamos um ponto à frente. Faltam muitos pontos", destacou.

Sérgio Conceição espera "teste difícil" com o Rio Ave e deseja "sorte" aos árbitros
Sérgio Conceição espera "teste difícil" com o Rio Ave e deseja "sorte" aos árbitros
Ver artigo

Sobre o Rio Ave, Conceição disse esperar "um teste difícil" na receção ao conjunto vilacondense. "Vai ser mais um teste difícil, como tem sido até aqui. Vamos apanhar um Rio Ave que tem feito um trajeto acima da média, em linha com aquilo que tem feito nos últimos anos. Tem um treinador dos mais experientes em atividade, que conhece bem os jogadores e as equipas portuguesas, apesar de ter estado fora", lembrou.

Já Carlos Carvalhal, treinador do Rio Ave, falou num FC Porto "muito organizado" e reconheceu que esta não será a altura ideal para defrontar os 'dragões'. "Gostava de jogar com o FC Porto de há um mês e meio, como gostaria de ter jogado com o Benfica numa fase em que estavam menos bem, pois quando fomos ao estádio da Luz também estavam em primeiro. Agora, voltamos a encontrar uma outra equipa na liderança, o que é sempre um incentivo para o adversário", disse o treinador do conjunto vila-condense.

'Onzes' prováveis

Do lado do FC Porto há três jogadores lesionados: Luis Diáz, Zé Luís e Vítor Ferreira; no Rio Ave, Jambor e Matheus Reis ficam de fora por castigo, enquanto Filipe Augusto está lesionado.

FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio; Corona, Marega, Soares

Rio Ave: Kieszek, Monte, Aderlan, Borevkovic, Musrati; Tarantini, Filipe Augusto, Diego Lopes; Piazon, Nuno Santos, Taremi

O árbitro

Artur Soares Dias, da AF Porto, foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir o encontro entre FC Porto e Rio Ave Terá como assistentes Rui Licínio e Paulo Soares, sendo João Gonçalves o 4.º árbitro. O VAR será Vasco Santos, auxiliado por Sérgio Jesus.

Esta temporada, Soares Dias já dirigiu dois encontros do FC Porto, com os 'dragões' a vencerem ambos: 3-2 ao Benfica na jornada 20 e 4-2 no terreno do Moreirense na 16.ª ronda. Quanto ao Rio Ave, já teve Soares Dias em três partidas e não venceu nenhuma delas: empatou com Famalicão (em casa, 2-2, na 19.ª jornada) e com o Portimonense (fora, 1-1, na 14.ª jornada), e perdeu com o Benfica (3-2, fora, nos quartos de final da Taça de Portugal).

FC Porto e Rio Ave medem forças no Estádio do Dragão a partir das 20h30. Poderá seguir tudo, AO MINUTO, aqui, no SAPO DESPORTO.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.