O Desportivo de Chaves recebe esta segunda-feira o Sporting, em partida relativa à 21ª jornada da I Liga. Depois de uma derrota no clássico diante do FC Porto difícil de digerir, os leões procuram voltar às vitórias para não deixar fugir em definitivo o comboio da Liga dos Campeões. Contudo, os comandados de Rúben Amorim terão pela frente um adversário que está numa posição tranquila no campeonato, e que já sabe o que é ganhar ao Sporting esta temporada.

Momento de forma

Apesar de ocupar um confortável oitavo lugar na tabela classificativa, o momento atual do Desportivo de Chaves não pode ser considerado o melhor. Os transmontanos apenas venceram por uma vez em 2023, contando ainda com quatro empates e uma derrota. Empatar é de facto aquilo que os flavienses mais fazem nos jogos caseiros, contando com cinco igualdades em nove jogos caseiros.

Os comandados de Vítor Campelos vêm de um empate a zero em casa do Vizela, resultado que permitiu à equipa transmontana segurar o oitavo lugar na classificação geral.

Olhando para o Sporting percebemos que, apesar de não ter um registo de resultados negativo, o momento anímico em Alvalade não é o melhor. Três vitórias nos últimos cinco jogos e uma recente derrota em casa diante do FC Porto para o campeonato, deixaram os leões bem mais longe dos lugares cimeiros e com as aspirações de alcançar a Liga dos Campeões seriamente comprometidas.

O mau momento dos comandados de Rúben Amorim foi agudizado com o recente e sofrido empate em casa diante do Midtjylland no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Contudo, e apesar de um visível abaixamento de forma, os leões têm margem de erro nula na visita a Chaves, isto se ainda quiserem ambicionar em chegar à 'Champions'.

Histórico de confrontos

O registo global de confrontos entre Desportivo de Chaves e Sporting é favorável aos leões; com efeito, em 33 embates, os lisboetas saíram vencedores em 17 ocasiões, registando-se ainda 11 empates. Se olharmos exclusivamente para os jogos realizados em Trás-os-Montes, aí a situação é diferente, registando-se um total e completo empate.

Em 16 jogos disputados em Chaves as duas equipas somaram quatro vitórias cada, tendo ficado empatadas em oito partidas. Na última visita, os leões acabaram por vencer por 1-3, graças aos dois golos de Luiz Phellype e a outro de Bruno Fernandes que ajudaram os verde-e-brancos a dar a volta ao resultado após o tento de André Luís.

Para encontrar uma vitória do Desportivo de Chaves temos de recuar até à época 1998/99, altura em que os transmontanos venceram por 3-2, em partida relativa à 19ª jornada do campeonato.

Contudo, no último embate entre as duas equipas, a vitória acabou mesmo por sorrir ao Desportivo de Chaves com uma surpreendente vitória por 0-2 em Alvalade graças aos golos de Stephen Vitória e de Juninho Vieira.

O que dizem os treinadores

Vítor Campelos, treinador do GD Chaves: “Vamos defrontar uma excelente equipa, muito bem orientada. O Rúben [Amorim] tem feito um trabalho fantástico no Sporting. Sabemos que vamos defrontar um adversário com muita qualidade, mas também estamos muito confiantes com aquilo que podemos fazer”

Rúben Amorim, treinador do Sporting CP: "Sabemos que vão criar uma equipa competitiva. O Chaves vai estar com a pressão de vencer. Nós também temos de vencer".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.