Sporting Clube Farense e Sporting Clube de Portugal defrontam-se este sábado no Estádio S.Luís em partida relativa à sétima jornada da Primeira Liga. O clube de Alvalade chega a Faro ainda invicto e com uma série de três triunfos consecutivos em todas as competições. Do outro lado está um Farense um tanto intermitente  e que não sabe o que é empatar no campeonato; os algarvios já venderam cara a derrota contra o FC Porto no Dragão e bateram o pé em casa ao Sporting de Braga. De referir ainda que este é um duelo que chega na ressaca do clássico entre Benfica e FC Porto. Os Leões precisam de vencer para recuperar a liderança, neste caso, ao Benfica.

Momento de forma

O campeonato do Farense começou de forma um tanto ou quanto tremida. Os algarvios perderam em casa por 0-3 diante do Casa Pia, seguindo-se uma derrota por 2-1 no Dragão diante do FC Porto onde a equipa esteve em melhor plano, consentindo a derrota já no período de descontos.

A exibição como que motivou os leões do Algarve que desde então têm alternado entre a vitória e a derrota. De notar que as duas vitórias alcançadas foram ambas no S.Luís, contra Desportivo de Chaves e Sporting de Braga, por 5-0 e 3-1, respetivamente, enquanto que os desaires ocorreram fora de portas (Famalicão e Moreirense), ambos por 1-0.

É assim um Farense que, até ao momento, se faz valer no seu próprio estádio, aquele que o Sporting irá encontrar este sábado. Os comandados de Rúben Amorim registam nesta altura o melhor arranque de época desde que o treinador chegou a Alvalade, somando seis vitórias e um empate nos sete jogos oficiais realizados, registo que coloca os leões no topo da classificação da Primeira Liga.

A equipa de Alvalade chega à capital algarvia numa série de três triunfos consecutivos, no qual se inclui um saboroso triunfo europeu na Áustria diante do Sturm Graz. Para além da confiança natural trazida pelo bom momento, o Sporting procura também aproveitar o embate direto entre os rivais Benfica e FC Porto nesta jornada, jogo onde pelo menos uma das equipas irá perder pontos.

Histórico de confrontos

O registo de embates entre as duas equipas mostra uma supremacia do Sporting relativamente ao adversário. Em 60 jogos em todas as competições, o clube de Alvalade soma 47 vitórias contra apenas 6 do Farense, sobrando ainda sete empates. Se atentarmos apenas ao campeonato a supremacia leonina mantém-se com 37 triunfos em 47 confrontos, contra apenas quatro dos algarvios.

A discrepância torna-se ligeiramente menor quando olhamos para os jogos realizados no S.Luís. Em 24 visitas a Faro, o Sporting venceu 16, perdendo por três vezes e empatando em cinco ocasiões. No último jogo para a Primeira Liga, os verde e brancos saíram do Algarve com uma difícil vitória por 0-1, num jogo onde o Farense lutou até ao fim e vendeu cara a derrota.

O triunfo mais expressivo do Sporting no S.Luís ocorreu na época 1999/2000. Nessa época, em que os leões se sagrariam campeões nacionais, os golos de Ayew, Rui Jorge e Delfim deram os três pontos à equipa comandada por Giuseppe Materazzi.

As três vitórias do Farense foram todas pela margem mínima; a última das quais ocorreu na temporada 2000/2001 quando os algarvios, liderados por Manuel Balela venceram por 2-1, graças a um autogolo de Rui Jorge, e a um tento de Marco Nuno.

O que dizem os treinadores

José Mota, treinador do Farense: “Nos três últimos jogos [em casa], temos três vitórias. Queremos estar num momento muito bom e é preciso estar muito concentrados, muito determinados, muito ambiciosos, para defrontarmos este adversário e para sairmos bem deste teste. A equipa a ser trabalhada com o mesmo afinco de outros jogos, com a mesma concentração e penso que vamos dar uma boa resposta”

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Vai ser um jogo muito difícil, um jogo diferente do Rio Ave, uma equipa completamente diferente, um treinador muito experiente, mais do que todos aqui na equipa principal do Sporting, vai estar à espera das nossas transições e todos os pormenores vão contar. Olhámos para todos os pormenores. É uma equipa experiente, não tem nada a perder."

O árbitro

Luís Godinho foi o árbitro escolhido para dirigir a partida entre Farense e Sporting. O juiz da Associação de Futebol de Évora será auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota, no vídeo-árbitro estarão Manuel Mota e Jorge Fernandes. É a segunda vez que árbitro de Borba apita cada uma das equipas esta temporada.

Luís Godinho dirigiu a goleada por 5-0 do Farense ao Desportivo de Chaves, e também esteve presente no empate do Sporting diante do Sporting de Braga.