Nove dias depois de ter iniciado a partida contra o Nacional da Madeira, o FC Porto regressa este domingo à Choupana para retomar o encontro diante dos insulares, relativo à 17ª jornada da Primeira Liga.
No passado dia 3 de janeiro foram cumpridos sensivelmente quinze minutos do encontro, sem que nenhuma das equipas tivesse conseguido marcar, antes do árbitro Tiago Martins ter interrompido o jogo em definitivo devido ao denso nevoeiro que se fazia sentir.
Entretanto, os dragões jogaram uma meia-final da Taça da Liga, acabando por cair aos pés do Sporting e ficado de fora de mais uma competição nacional. Por outro lado, os homens de Vítor Bruno sabem que, em caso de vitória, assumem a liderança isolada da Primeira Liga, aproveitando o empate do Sporting em Guimarães.
O jogo
Apesar dos poucos minutos jogados, estes mostraram um Nacional que, apesar de ter menos posse de bola, estava mais afoito no ataque, tendo beneficiado da única oportunidade do encontro, quando Bruno Costa obrigou Diogo Costa a uma defesa apertada.
Por seu lado, os dragões não conseguiam explanar o seu jogo no Estádio da Madeira, tendo mesmo corrido o risco de ter ficado reduzidos a dez elementos, isto após uma entrada mais ríspida de Rodrigo Mora sobre Soumaré ter levado o VAR a chamar Tiago Martins para ver as imagens, acabando este por se ficar pela amostragem do amarelo.
Agora as duas equipas irão reiniciar a partida, sendo as mesmas obrigadas a fazer alinhar os mesmos onzes que estavam em campo aquando da interrupção, isto caso não hajam lesões.
Assim, o Nacional irá alinhar com Lucas França; Gustavo Garcia, Ulisses, Zé Vítor e José Gomes; Djibril Soumaré e Bruno Costa; Matheus Dias, Luís Esteves e Isaac.
Já o FC Porto vai retomar o jogo com Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio, Galeno, Alan Varela, Esutáquio, Rodrigo Mora, André Franco, Pepê e Samu.
Histórico de confrontos
Trata-se do 47º embate entre Nacional e FC Porto. Os dragões levam clara vantagem no confronto direto, somando até ao momento 35 triunfos, contra apenas sete dos madeirenses.
A vantagem azul e branca sobe ligeiramente se tivermos apenas em conta jogos da Primeira Liga. Com efeito, nas 40 vezes que as duas equipas jogaram para o campeonato, os portistas venceram por 31 ocasiões, contra 5 do adversário.
Nos jogos realizados na Choupana a hegemonia continua a ser do FC Porto, com quinze vitórias e apenas duas derrotas em vinte desafios realizados no Estádio da Madeira.
Para encontrarmos um escorregão dos dragões diante dos nacionalistas, é preciso recuar até à temporada 2014/2015. Na 26ª jornada, o Nacional de Manuel Machado impôs uma igualdade a um golo ao FC Porto de Lopetegui.
O árbitro
A equipa de arbitragem foi a única que, com conhecimento, sofreu alterações na sua composição. Tiago Martins continua a ser o árbitro principal, sendo auxiliado por Hugo Ribeiro e José Mira, sendo que este último substitui o lesionado Paulo Brás, originalmente escalado para o encontro.
A vídeo-arbitragem continua a cargo da dupla formada por Luís Ferreira e Jorge Fernandes.
Comentários