Somada a primeira vitória no campeonato, na 1.ª jornada, frente ao Vizela (3-2), suada diga-se de passagem, o Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, desta feita para a visita ao terreno do Casa Pia, em Rio Maior.

Tanto leões como os gansos somaram vitórias na sua estreia na edição 23/24 da liga portuguesa. O Casa Pia venceu o Farense, no São Luís, por 3-0.

Momento das equipas

Face a uma pré-época que tem sido animada para os lados de Alvalade, com o reforço cirúrgico da equipa, o que tem gerado uma onda de entusiasmo entre os sócios e adeptos, a equipa quererá cavalgar a onda e prosseguir a série vitóriosa. Espera-se assim motivação máxima para a deslocação a Rio Maior, já que a equipa de Rúben Amorim está focado em melhorar e muito o que foi a desilusão da época passada, com o Sporting a terminar no quarto lugar atrás do SC Braga. O Casa Pia quererá melhorar o 10.º lugar da época passada, tendo também em linha de conta que há equipas do meio tabela que se reforçaram e que poderão complicar a tarefa da equipa treinada por Filipe Martins. Ainda assim, nada poderá impedir de sonhar a equipa que acabou por fazer excelente campeonato em 22/23, no ano da ascenção ao escalão maior do futebol português.

Histórico

Na sua terceira temporada na primeira divisão (a primeira tinha sido em 1938/39) há naturalmente muito embates entre os dois clubes no antigo e velhinho Campeonato de Lisboa.

Ao todo, os dois emblemas mediram forças por 38 vezes e o Sporting venceu 28, empatando sete e perdendo três. O último dos três triunfos do Casa Pia ocorreram há mais de 90 anos, em 1930.

Aquando da única anterior presença do Casa Pia na I Liga, na temporada de 1938/39, o Sporting impôs-se nessas duas partidas. Triunfou por 4-2 no terreno dos 'gansos' e venceu, depois, por 5-1 em casa.

Mesmo antes do regresso dos gansos ao principal campeonato, o último embate tinha tido lugar na temporada 2021/22, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Em Pina Manique, os leões estiveram a perder, depois de um golo de Jota Silva logo aos oito minutos, mas Coates e Sarabia deram a volta ao marcador e o Sporting seguiu em frente na prova, depois do triunfo por (2-1).

Em 22/23, na primeira volta, o Sporting obteve uma vitória sofrida. Chegou a estar em desvantagem com um golo de Cleyton mas deu a volta ao texto e triunfou por 3-1, com os tentos dos leões a serem apontados por Paulinho, Pedro Gonçalves e Nuno Santos.

Na segunda volta, houve partida de 'loucos' entre os dois emblemas. O Sporting esteve por três vezes em vantagem e viu o Casa Pia responder sempre e chegar à igualdade, até que Francisco Trincão marcou pela terceira vez no jogo e selou o suado triunfo leonino por 4-3, já com o adversário reduzido a dez jogadores.

Rúben Amorim volta a defrontar no próximo domingo o Casa Pia, clube onde deu os primeiros passos enquanto treinador, sendo mesmo em 2018/19, que o técnico ajudou a equipa a subir à Segunda Liga, num degrau decisivo antes da ascenção à divisão maior.

Ausências e possíveis estreias

Morten Hjulmand, médio contratado ao Lecce, está entre os eleitos para a partida em Rio Maior frente ao Casa Pia. Em relação a ausências, Daniel Bragança, com um problema nas costelas, fica de fora da partida.

O que dizem os treinadores

Felipe Martins, treinador do Casa Pia: "É sempre reconfortante vir de três vitórias sem sofrer golos. Dá-nos conforto encarar este jogo já com três pontos somados, mas, qualquer que fosse o cenário, seria sempre esse o objetivo. Se não o conseguirmos, pelo menos um ponto neste jogo já seria algo positivo, mas a mentalidade passará por trazer três pontos contra um adversário muito forte:"

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "É uma equipa muito bem trabalhada, com processos já de há algum tempo e com um excelente treinador, que conseguiu transmitir qualidade e estabilidade na equipa. Eles acreditam no processo e isso vê-se, por isso é que sofrem tão poucos golos. Apesar de estarem só há um ano na I Liga, conseguem controlar muito bem os momentos e não se sentem ansiosos. Temos de ter cuidado com as transições, no ano passado tivemos problemas. Prevejo um jogo difícil, mas nós estamos preparados."

O Casa Pia-Sporting, da 2.ª jornada da I Liga, está marcado para às 20h15 desta sexta-feira, no Estádio Nacional, no Jamor. Um jogo para seguir, AO MINUTO, no SAPO Desporto. Nuno Almeida será o árbitro do encontro.

O encontro de domingo será especial para Rúben Amorim, treinador do Sporting, que orientou o Casa Pia em 2018/19, ajudando o clube a subir então à II Liga.