O Sporting, quarto classificado da I Liga, visita hoje (20h30) o Paços de Ferreira, penúltimo, em jogo da 31.ª jornada da I Liga.

A vitória do Benfica na receção ao SC Braga beneficiou a turma leonina. O resultado na Luz permitiu (indiretamente) aos leões reduzir de sete para quatro pontos o atraso para os minhotos, na luta pelo último posto de acesso possível à próxima edição da Liga dos Campeões.

Jovane Cabral, Daniel Bragança, Jeremiah St. Juste e Paulinho continuam a figurar no boletim clínico e dificilmente serão opções para a visita à Capital do Móvel. O avançado português é mesmo a única esperança entre as recuperações a tempo do final da temporada.

Quando faltam disputar quatro jogos, o Paços de Ferreira é 17.º classificado, a dois pontos do 16.º lugar, ocupado pelo Marítimo, que dá acesso ao ‘play-off’ de permanência na I Liga, e a oito pontos do 15.º posto, do Estoril, que assegura diretamente a manutenção.

Guia de Forma

O Paços de Ferreira chega a este encontro depois uma vitória na última jornada, em Vizela, contudo, foi a única nos seis últimos jogos. Na Mata Real, o Paços de Ferreira soma duas derrotas consecutivas.

Com apenas oito pontos, a equipa de César Peixoto é a equipa com menos pontos conquistados em casa nesta edição.

O Sporting não perde há quatro jogos e chega à Capital do Móvel com duas vitórias consecutivas (Vitória SC e Famalicão) e sem perder há 10 jogos para o campeonato.

Nos 15 últimos jogos realizados para a I Liga, o Sporting só perdeu um e não perde fora de casa há sete jogos, tendo vencido os dois últimos jogos realizados fora de casa.

Histórico de confrontos

Na I Liga, realizaram-se 47 jogos entre as duas equipas, com nove vitórias do Paços de Ferreira, sete empates e 31 triunfos do Sporting.

Mesmo no Estádio Capital do Móvel, os leões apresentam vantagem nos duelos frente ao Paços de Ferreira: 13 vitórias em 23 jogos. Já a equipa nortenha soma cinco triunfos.

As duas equipas já se defrontaram por 52 vezes, com a equipa leonina a apresentar vantagem: 36 vitórias, contra nove triunfos dos pacenses. Mais, o clube de Alvalade não perde frente ao Paços há 19 encontros.

A equipa orientada por César Peixoto não marcou nos sete últimos jogos frente ao Sporting e este marcou nos 19 últimos jogos realizados frente aos castores. A última vez que não perderam frente ao Sporting foi na época 2015-16: 1-1 no Estádio José Alvalade.

A última vez que o Sporting não ganhou em Paços foi em 2014-15 (empate 1-1), enquanto a última vitória do Paços, diante dos leões, foi em 2012-13 (1-0).

O que dizem os treinadores

César Peixoto (Paços de Ferreira): “É importante estarmos muito organizados, pois vão existir momentos em que o Sporting vai ter mais bola do que nós, temos de ser agressivos nos duelos quando entrarem no nosso bloco, mas também teremos de ter alma, caráter e coragem. O nosso plano tem de ser perfeito para levarmos pontos contra uma equipa forte.”

Rúben Amorim (Sporting): "Sabemos que o Paços [de Ferreira] está a lutar pela vida e o ser humano, quando luta pela vida, transcende-se. E nós temos de fazer o mesmo. Temos de olhar para os últimos dois jogos, onde ganhámos, sofremos apenas um golo e não devíamos ter sofrido. Há muita coisa a melhorar nesse sentido."