O Sporting regressa ao campeonato português depois de, na terça-feira, ter perdido por 1-0 no terreno do Borussia Dortmund em jogo da segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões. Na oitava jornada, os campeões portugueses visitam o estádio de Arouca, num jogo agendado para este sábado (20h30).

O Sporting ocupa a terceira posição da I Liga em igualdade pontual (17) com o FC Porto, a quatro pontos do líder Benfica, enquanto o Arouca segue na 15.ª posição, com cinco pontos.

O defesa-central Gonçalo Inácio e o avançado Pedro Gonçalves, melhor marcador da última edição da I Liga, ambos a recuperarem de lesões, continuam ausentes dos trabalhos e devem falhar o jogo.

Para esta partida o técnico do Arouca ainda não pode contar com os lesionados Sema Velázquez, Moses e Eugeni Valderrama, assim como com o reforço israelita Omri Altaman, que ainda está em fase de adaptação.

O Sporting saiu da Alemanha de cabeça erguida num jogo em que se apresentou a um nível bem mais alto do que aquele que havia exibido há duas semanas dias, no regresso à Liga dos Campeões, quando se viu copiosamente derrotado pelo Ajax em pleno Estádio José Alvalade.

Guia de forma

Nas sete partidas já disputadas para o campeonato, o Sporting soma cinco triunfos e dois empates, enquanto o Arouca tem quatro derrotas, dois empates e uma vitória apenas. Famalicão (1-1)FC Porto (1-1) foram as partidas em que a formação de Alvalade teve de partilhar pontos.

Depois de ter voltado a perder na Liga dos Campeões, a turma orientada por Rúben Amorim precisa de encontrar o caminho da vitória para não deixar fugir o líder Benfica, que recebe no domingo o Portimonense. Os leões estão quatro pontos de atraso para o rival lisboeta.

Nos dois últimos encontros dos campeões nacionais, para a I Liga, as vitórias foram curtas: 1-0 ao Estoril e Marítimo.

O Arouca, que perdeu por 2-1 na passada jornada em Moreira de Cónegos, não vence há quatro partidas.

Quanto a golos também existe um grande fosso entre as duas equipas: 11 marcados e três sofridos do Sporting contra sete marcados e 14 sofridos do Arouca esta temporada.

Histórico

O Arouca nunca venceu ao Sporting, seja em casa ou fora. Foram 10 confrontos no total, desde 2013 até 2017, contando com I Liga e Taça de Portugal.

As duas maiores goleadas impostas pelos leões foram por 5-1 (2013/14 e 2015/16), ambas em Alvalade. Já em Arouca, o resultado mais expressivo foi um 3-1 na época 2014/15.

O que dizem os treinadores

Treinador do Arouca pede "arrogância" aos seus jogadores para serem "heróis" no duelo com Sporting

O treinador do Arouca quer que os seus jogos assumam uma postura de “heróis”, e com uma dose de “arrogância”: “Prevejo um jogo complicadíssimo. Sabemos o que temos pela frente, mas cada partida é um filme com uma história diferente e preparamos os nossos jogadores para que possam desempenhar um papel de heróis e não de vilões. Temos que ter alguma arrogância naquilo que pretendemos para este jogo”, disse Armando Evangelista.

Rúben Amorim: "A ausência do Pedro Gonçalves não explica a falta de golos. Há fases assim..."

O treinador do Sporting disse hoje que a equipa tem trabalhado para ser mais eficiente na concretização das oportunidades de golo e que esse é o principal desafio: “Há coisas que temos de melhorar. Temos de melhorar a finalização, meter mais gente a chegar à área e é para isso que estamos trabalhar”, admitindo que a equipa tem ficado aquém no capítulo da finalização, mas rejeitou que a ausência de Pedro Gonçalves, lesionado há algumas semanas, seja a única razão para o Sporting fazer menor golos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.