O Benfica desloca-se este domingo ao Algarve para defrontar o Farense, em jogo a contar para a 20.ª jornada da I Liga. Depois da jornada europeia com o Arsenal (1-1), a equipa de Jorge Jesus está proibida de 'escorregar' no São Luís.

As 'águias' ocupam neste momento o quarto lugar da tabela, estando neste momento a 16 pontos do Sporting (1.º), a três do FC Porto (2.º) e a dois do SC Braga (3.º), e ainda com o Paços de Ferreira a três pontos, à espera de um deslize. Os 'encarnados' estão, por isso, obrigados a vencer, para não ficarem em apuros na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.

Na última jornada, o Benfica empatou (1-1) em Moreira de Cónegos, resultado que elevou ainda mais a onda de protestos para os lados da Luz. Nos últimos cinco jogos, em todas as competições, o emblema da Luz registou dois triunfos (Famalicão e Estoril) e três empates (Vitória de Guimarães, Moreirense e Arsenal), com exibições que deixam muito a desejar.

Por sua vez, o Farense parece ter ganho alguma vida com a entrada de Jorge Costa no comando técnico. Os 'leões de Faro' ocupam neste momento o 16.º posto, com 17 pontos, em igualdade com o Marítimo. O conjunto algarvio tem apenas mais dois pontos que o 'lanterna-vermelha' (Famalicão), pelo que só a vitória interessa frente ao Benfica.

A equipa ganhou ainda mais ânimo com o empate (2-2) em casa do Vitória de Guimarães, na última quarta-feira, jogo em atraso da 14.ª jornada, o qual esteve a jogar com menos um a partir dos 60 minutos, altura em que perdia por 2-1.  Nos últimos cinco jogos para a I Liga, o Farense somou um triunfo (Nacional), dois empates (Santa Clara e Vitória de Guimarães) e duas derrotas (Tondela e Moreirense).

Confronto direto

A confirmar o favoritismo do Benfica está o histórico de confrontos entre as duas equipas em jogos oficiais. No conjunto de todas as competições, em 52 jogos apenas por seis vezes o Farense levou a melhor sobre os 'encarnados', com cinco desses triunfos a serem alcançados no Estádio de São Luís.

A última vitória dos algarvios foi em 1998, quando um golo de Hassan Nader, aos 86 minutos, bastou para garantir os três pontos ao conjunto orientado por Paco Fortes sobre um Benfica então treinado por Graeme Souness.

Desde então, as últimas três receções do Farense ao terreno do Benfica -entre 1999/2000 e 2001/02 - terminaram com duas derrotas e um empate.

O registo global de embates oficiais entre Benfica e Farense é, então de 36 vitórias, 10 empates e seis vitórias a favor das 'águias'. A jogar no reduto dos 'leões de Faro' os 'encarnados' averbaram 13 vitórias, oito empates e cinco derrotas.

No encontro da primeira volta, o Benfica sofreu mas conseguiu vencer o Farense na Luz, por 3-2. Pizzi abriu o marcador aos 15 minutos, Lucca empatou para os algarvios já no segundo tempo, mas Seferovic, que tinha entrado para o lugar de Waldschmidt, bisou aos 79 e 85 minutos. Nos descontos, Otamendi perdeu a bola em zona proibida e os algarvios reduziram a desvantagem.

O que dizem os treinadores

Jorge Costa: "Vamos defrontar um ‘grande', que respeitamos. Queremos muito, no final, festejar, mas sabemos que, para isso, temos de estar ao nosso melhor a todos os níveis. A nível físico, nível de organização, nível de motivação e, essencialmente, de controlar as emoções."

Jorge Jesus:  "Vamos ter um jogo difícil, uma equipa que tem feito resultados positivos, mas compete-nos tentar jogar. O Benfica tem vindo a melhorar neste último mês a sua intensidade de jogo, mas isso não tem sido tão factual nos resultados. Noto na equipa essa melhoria porque os jogadores estão disponíveis para treinar, dentro das suas limitações físicas. É um adversário bem organizado defensivamente, em alguns jogadores com qualidade, outros com muita experiência de I Liga. Temos de ir à procura de um só resultado: a vitória e os três pontos."

O árbitro

Hugo Miguel foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Farense e Benfica. O juiz da AF Lisboa vai ter Bruno Jesus e Ricardo Santos como assistentes e João Malheiro Pinto no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Vasco Santos, e o assistente (AVAR) Pedro Ribeiro.

O Farense-Benfica, da 20.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h15 deste domingo e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.