Apesar de um pequeno susto, depois de ver uma vantagem de 2-0 fugir e permitir que o Vizela chegasse ao 2-2, o FC Porto acabou mesmo por cumprir o seu papel na tarde de sábado e vencer o seu encontro da 32.ª Jornada.

O triunfo deixou os dragões a necessitarem de somar apenas mais um ponto em seis possíveis nas duas jornadas que faltam para se sagrarem campeões nacionais. Mas só precisarão desse ponto se o Sporting vencer os seus três jogos até ao fim do campeonato (Gil Vicente em casa, Portimonense fora e Santa Clara em casa).

Quer isto dizer que, se o Sporting não vencer esta noite em Alvalade o Gil Vicente, o FC Porto sagra-se camapeão 'no sofá' e a festa azul e branca faz-se já neste domingo.

Porém, se o Sporting não vacilar ante o conjunto de Barcelos, o FC Porto terá depois oportunidade de selar a questão sábado, dia 7, se não perder na visita ao rival Benfica, bastando-lhe um empate para fazer a festa. Se os dragões perderem na Luz, ainda assim, poderão sagrar-se campeões ainda nesse dia, horas mais tarde, caso o Sporting não ganhe em Portimão.

As decisões só ficarão reservadas para a 34.ª e última jornada, a disputar no fim de semana de 14 de maio, se o Sprting ganhar esta noite ao Gil Vicente, o FC Porto perder dia 7 de maio na Luz e o Sporting vencer nesse mesmo dia no terreno do Portimonense.

Caso tal suceda, na 34.ª jornada, ainda sem horários definidos, o FC Porto precisaria então, para se sagrar campeão, de não perder em casa com o Estoril ou que o Sporting não vencesse na receção ao Santa Clara.

Luta pelo 2.º lugar

Apesar de ver as contas muito complicadas para chegar à revalidação do título, o Sporting está, contudo, muito perto de garantir o 2.º lugar que atualmente ocupa. O Benfica já ganhou na Madeira nesta ronda, e manteve as hipóteses matemáticas de ainda chegar à vice-liderança, mas basta ao Sporting somar mais um ponto em nove possíveis até ao fim do campeonato (ou que o Benfica não ganhe as duas partidas que lhe restam) para que não possa descer abaixo desse importante 2.º posto.