A guerra entre os três grandes do futebol português tem sido uma constante desde o início de época. As hostilidades foram abertas ainda no verão com a mudança de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting.

Esta foi a principal bomba do defeso em Portugal, que deixou de boca aberta muitos adeptos e esse mesmo acontecimento foi notícia em muitas paragens. Com esta “garrada” ao Benfica, o Sporting liderado pela direção de Bruno de Carvalho e com "JJ" no banco iniciou a época de forma promissora, vencendo logo no arranque da temporada a Supertaça, e logo frente ao Benfica, agora com Rui Vitória. Seguiram-se as trocas de galhardetes entre os dois técnicos que foi uma constante na primeira fase da época.

Com a liderança do Sporting a ganhar robustez em matéria de pontos e classificação, a guerra começou na internet. Com os adeptos leoninos de todo o país a utilizarem a Hashtag #‎QuerOSportingCampeão acompanhado de posts nas redes sociais, em que os simpatizantes dos “leões” partilham a mensagem acompanhado do nome do lugar onde se encontram neste momento. Os “Tiffosi” dos dois principais rivais começaram a responder, muitas vezes com “tags” pouco simpáticas.

Depois de um início titubeante, o Benfica paulatinamente começou a somar vitória sobre vitória. Recuperado o ego da massa associativa “encarnada”, os adeptos benfiquistas começaram a responder nas redes sociais à onda verde, partilhando nas redes sociais publicações com a Hashtag #, #Juntos, #SejaOndeFor ou #rumoao35. Os adeptos das "águias" voltaram a acreditar e têm motivos para tal. Em 2016, o Benfica em 7 partidas, já leva 23 golos apontados e a equipa está a apenas dois pontos da liderança do Sporting. Como resposta, ou não à hashtag do Sporting #QuerOSportingCampeão, o Benfica já retaliou com ‪#‎BenficaPeloMundo‬. Guerras à parte, as fotografias publicadas pelos adeptos em alguns dos lugares mais pitorescos do planeta valem a pena ser vistas ou revistas.

Mais distante destas lides está o FC Porto. Com o chicote a estalar uma vez esta temporada (Lopetegui saiu no comando técnico do FC Porto para dar lugar a José Peseiro), os “dragões” estão a cinco pontos da liderança do Sporting e a três pontos do Benfica. Depois de dois anos sem ganharem títulos, o clube azul-e-branco vai tentar esta temporada quebrar o jejum sob o comando técnico de José Peseiro. Mas a equipa portista vai ter muito que melhorar se quiser ter uma palavra a dizer na discussão do título.

Em termos de hashtags utilizados pelos adeptos portistas nas redes sociais, uns dos mais inusitados talvez seja este: #tudonossonadadeles. Referência clara à hegemonia portista nos últimos 30 anos no futebol português. Os mais comuns são: #somosporto ou #semigual.

Confira a galeria das imagens publicadas pelos adeptos dos três grandes nas redes sociais

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.