Na luta pelo título de melhor marcador em Portugal, o avançado Bas Dost tem-se destacado e já leva 18 golos apontados em 20 partidas.

Com créditos firmados na Holanda (Heerenveen) e na Alemanha (Wolfsburgo), o Sporting fez uma aposta calculada na contratação do holandês. Foram 10 milhões de euros pagos pelos leões mas que têm sido retribuidos em forma de golos pelo jogador de 27 anos.

Em 20 jogos em que participou na Liga, a 'máquina holandesa' leva uns impressionantes 18 golos. É um índice absolutamente fantástico do avançado e um arranque de sonho na Liga portuguesa. Ainda assim o dianteiro não deverá bater a sua melhor veia goleadora em Ligas, quando em 2011/2012 marcou 31 golos no campeonato holandês ao serviço do Heerenveen.

Os outros competidores para o título já contam com alguns golos de diferença em relação ao avançado do Sporting. Mitroglou e André Silva ocupam a segunda e a terceira posição com 13 golos cada.

O atacante grego do Benfica está a viver um início de 2017 demolidor. Mitroglou apontou 8 golos para o campeonato em 2017 com a camisola do Benfica.

já André Silva apesar de também contar com 13 golos no campeonato tem vindo a perder preponderância para Soares que foi contratado no mercado de janeiro pelo FC Porto.

O avançado brasileiro dos azuis-e-brancos marcou em todos os jogos do campeonato ao serviço do FC Porto. São cinco jogos e cinco golos. No campeonato são 12 os tentos no total. Os restantes sete golos foram apontados ao serviço do Vitória de Guimarães.

Melhores marcadores da Primeira Liga:

1- Bas Dost (Sporting) - 18 golos
2- Mitroglou (Benfica) - 13 golos
3- André Silva (FC Porto) - 13 golos
4 - Soares (FC Porto) - 13 golos
5 - Welthon (P.Ferreira) - 10 golos
6 - Marega (V. Guimarães) - 10 golos
7 - Pizzi (Benfica) - 8 golos