O FC Porto visita esta segunda-feira o Belenenses, que historicamente tem sido um adversário complicado no Restelo, em jogos do campeonato. Em 76 partidas para o principal escalão, o histórico revela algum equilíbrio, com 26 triunfos da equipa da casa, 30 dos visitantes e 20 empates.

Nas últimas quatro visitas dos ‘dragões’, verificaram-se três igualdades e apenas uma vitória portista. Na temporada passada, sob o comando de Nuno Espírito Santo, registou-se um nulo. Estávamos na 11.ª jornada e o FC Porto vinha de um empate a meio da semana em Copenhaga, para a Liga dos Campeões. Era mais um passo em falso da equipa ‘azul e branca’ que assim deixava o caminho aberto para o Benfica ampliar a vantagem na liderança.

Dois anos antes, o FC Porto venceu por 2-1 no Restelo, na ressaca da eliminação das provas europeias. Brahimi inaugurou o marcador para a formação então orientada por José Peseiro; um auto-golo de Tonel dilatou a vantagem dos ‘dragões’, com Juanto ainda a reduzir, mas sem efeitos práticos no resultado final.

A vitória em 2015/16 acabava com um jejum que se arrastava desde 2010, contando com a passagem do Belenenses pelo segundo escalão. Em 2013/14 e 2014/15, os ‘azuis e brancos’ saíram do Restelo com dois empates, ambos por 1-1. No primeiro, Mangala até colocou a equipa de Paulo Fonseca na frente, mas João Pedro, apenas três minutos depois, restabeleceu a igualdade a favor dos azuis do Restelo, treinados por Marco Paulo.

O 1-1 seguinte teve consequências diretas nas aspirações do FC Porto à conquista do título. A uma jornada do término do campeonato, os comandados de Julen Lopetegui não foram capazes de ganhar ao Belenenses – Jackson Martínez fez o primeiro ao minuto 44, Tiago Caeiro empatou já na reta final (85’). O Benfica acabaria por festejar o bicampeonato nessa jornada.

Esta segunda-feira, o FC Porto chega ao Restelo pressionado para recuperar a liderança, ocupada provisoriamente pelas ‘águias’. A seu favor tem o facto de o Belenenses não vencer os ‘dragões’ em casa desde 2002. Mas convém não esquecer que a equipa de Silas já ‘roubou’ pontos ao Benfica em casa...

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.