O FC Porto foi o primeiro dos 'grandes' a entrar em campo nesta jornada e goleou (7-0) sem apelo nem agravo um frágil Nacional que está com vida difícil para se manter na Primeira Liga.

Foi a primeira vez desde janeiro de 1999 que os dragões marcaram sete golos sem resposta a uma equipa na I Liga - O encontro foi no Estádio das Antas contra o Beira-Mar, e Mário Jardel marcou quatro dos sete golos - Esse ano terminou com a conquista do pentacampeonato o que poderá ser um bom pronúncio para o que resta de campeonato.

No estádio do Dragão, os azuis-e-brancos voltaram a reafirmar porque são a equipa em melhor forma do futebol português. Soares voltou a fazer o gosto ao pé e já são oito golos marcados em cinco partidas (na I Liga) ao serviço do FC Porto.

Para já faltam 10 jogos para jogar até ao final do campeonato. Os azuis e brancos têm um ponto de atraso em relação ao Benfica que teve que suar para vencer o Feirense.

Antes de encarar de frente o desafio europeu frente ao Dortmund, a equipa de Rui Vitória obteve uma vitória moralizadora contra o Feirense, embora muito difícil, já que o conjunto da Luz tem acusado algum desgaste físico nas últimas partidas. As águias carimbaram o triunfo com um golo de Pizzi obtido aos 42 minutos. O Benfica entrou em campo pressionado pelo 'bafo do dragão' - FC Porto tinha vencido o seu desafio frente ao Nacional - mas acabou por levar na bagagem três pontos preciosos que mantêm os encarnados na rota do tetracampeonato.

Arredado completamente destas contas está o Sporting. Aliás, a tenue esperança que os leões tinham de ainda chegar pelo menos ao segundo lugar terá caído por terra com o empate frente ao V. Guimarães. O Sporting está a realizar um campeonato muito aquém das expetativas, depois na época passada ter ombreado com o Benfica até ao fim pela conquista do campeonato. Esta época, os leões já desperdiçaram 24 pontos em 24 jornadas. São muito pontos que deixaram o Sporting muito cedo fora da corrida.

Na partida contra os vimaranenses, o Sporting ainda esteve a ganhar com um golo de Alan Ruiz, mas permitiu o empate no segundo tempo. Marcou Marega aos leões, tal como já tinha acontecido na primeira volta, num encontro em que os verdes-e-brancos estiveram a vencer por 3-0 e se deixaram empatar.

A corrida ao título está assim definitivamente reduzida a dois. Benfica e FC Porto estão separados por um ponto com 60 e 59 pontos, respectivamente. O Sporting está no terceiro lugar com 48, a 11 e a 12 pontos dos seus principais rivais ao cabo de 24 jornadas.

A jornada encerra esta segunda-feira com o Estoril-Rio Ave. Encontro tem início às 20h00.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.