Moralizado pela fantástica vitória a meio da semana diante do Ajax, que o colocou nos quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica vai tentar aproveitar o embalo europeu para voltar aos triunfos na I Liga, após o empate caseiro diante do Vizela, na ronda anterior.
A equipa de Nélson Veríssimo continua a viver uma montanha de emoções, numa época de altos baixos pelos lados da Luz. Os Encarnados não tem conseguido aproveitar os deslizes do Sporting para ficarem mais perto do segundo lugar, posição que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Para a receção aos canarinhos, o técnico do Benfica terá necessariamente de fazer mexidas na equipa, em função do desgaste da última terça-feira. Lázaro poderá voltar ao onze, tal como Meité, em função da boa exibição rubricada em Amesterdão. Na frente, Darwin vai descansar até porque tem de cumprir castigo. O uruguaio também terminou o jogo com o Ajax com queixas musculares. Yaremchuk deverá ser titular.
Taarabt, castigado, Rodrigo Pinho e Lucas Veríssimo, lesionados, são carta fora do baralho.
Na formação Canarinha o técnico Bruno Pinheiro só não tem os lesionados Lucas Áfrico e Rui Fonte à disposição.
Momento de forma: duas equipas à procura da melhor fase
O Benfica está moralizado pelo resultado da última quarta-feira, quando vence o Ajax por 1-0 e garantiu um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões, onde vai defrontar o Liverpool. As Águias sofreram muito em Amesterdão num jogo de enorme desgaste físico, já que a equipa defendeu quase o tempo todo.
Os Encarnados querem voltar aos triunfos depois do empate a uma bola diante do Vizela, num jogo onde atuaram com menos um desde os oito minutos, após expulsão de Taarabt. O encontro esteve envolto em polémica já que os Encarnados reclamaram de uma suposta grande penalidade não assinalada pelo árbitro e nem vista pelo VAR.
O Benfica poderia estar mais perto do Sporting na luta segundo lugar mas os quatro pontos perdidos nos empates com o Boavista (2-2) e o Vizela (1-1) deixaram as Águias a seis pontos dos Leões. Desde que Veríssimo assumiu a equipa após a saída de Jorge Jesus, o Benfica nunca conseguiu mais do que dois triunfos seguidos na Liga.
Nos últimos 10 jogos na I Liga, o Benfica venceu cinco (Arouca, Tondela, Santa Clara, Vitória de Guimarães e Portimonense), empatou três (Vizela, Boavista e Moreirense) e perde dois (FC Porto e Gil Vicente).
Já o Estoril procura voltar à sua melhor forma, depois de um período de maus resultados na I Liga. Os Canarinhos venceram o Portimonense na ronda anterior, somando assim o segundo triunfo nas últimas 12 rondas. A equipa da Linha esteve sete rondas sem vencer, numa fase onde somou cinco derrotas seguidas.
O Estoril é 7.º na tabela com 34 pontos, a dois do Vitória de Guimarães, e com mais dois que o Marítimo, o 8.º na tabela.
O Estádio da Luz deixou de ser a fortaleza de outrora para o Benfica: os Encarnados venceram apenas oito dos 13 jogos ali realizados esta temporada na I Liga. A formação Encarnada empatou com o Vizela e o Moreirense e perdeu com o Portimonense, Sporting e Gil Vicente.
Confronto direto: Benfica domina mas ganha mais fora que em casa
Na Luz, Benfica e Estoril medirão forças pela 66.ª vez, num histórico que é dominado pelo Benfica: 49 vitórias contra quatro do Estoril, num duelo que terminou empatado em 12 ocasiões.
Das quatro vitórias do Estoril, nenhuma ocorreu nos últimos 49 (!!!) jogos entre as duas equipas. Quer isto dizer que o Benfica não perde com o Estoril há 49 jogos, mais exatamente desde 12 de novembro de 1950, ou seja, há mais de 70 anos (3-2, com dois golos de Miguel Vieira e um de Vilacova; Julinho e Arsénio marcaram para as Águias).
O domínio do Benfica é, por demais evidente e, nos últimos 15 jogos com o Estoril os 'encarnados' somaram 13 vitórias. A exceção foi um empate 3-3 na Luz em 2017, em partida da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal e o empate 1-1 na primeira-volta, onde o Estoril empatou nos descontos.
Na Luz, o Benfica tem dominado os Canarinhos na I Liga mas esse domínio não é tão avassalador como em casa do Estoril. Os Encarnados venceram 18 dos 26 jogos (cinco empates e três derrotas) na Luz, quando em casa do Estoril para a I Liga o saldo é de 20 vitórias (em 29 jogos), seis empates e uma derrota.
O Benfica vai numa sequência de cinco vitórias seguidas na Luz diante do Estoril, equipa que regressou esta época à I Liga, depois de anos na segunda divisão.
Na primeira volta deu empate 1-1 entre as duas equipas no António Coimbra da Mota.
O que dizem os treinadores
Nélson Veríssimo, treinador do Benfica: "Muitos jogos se passaram depois do jogo da primeira volta. Vamos jogar contra uma equipa confortável na classificação, trabalhada pelo mesmo treinador há pelo menos duas épocas. Defrontámos o Estoril na época passada [orientava o Benfica B], com o mesmo treinador, acabou por subir de divisão. Espera-nos um jogo difícil, temos de estar ao nosso melhor nível, contra uma equipa que também gosta de ter bola, que no processo defensivo coloca cinco jogadores na sua linha. Respeitando muito o adversário, o objetivo passa por ganhar."
O Benfica-Estoril, da 27.ª jornada da I Liga, está marcado para às 18h00 deste domingo, na Luz. O jogo terá arbitragem do árbitro Nuno Almeida.
Comentários