O Benfica recebe o SC Braga este domingo em encontro a contar para a sétima jornada da Primeira Liga de Futebol. Os dois emblemas portugueses presentes na Liga Europa defrontam-se depois de uma jornada europeia menos positiva para ambos.
O SC Braga chega à Luz depois de perder com o Leicester City por 4-0 no jogo da passada quinta-feira, somando a primeira derrota na competição e caindo para o segundo lugar do grupo G, liderando agora pelos 'foxes'.
Já as 'águias' regressam à Luz depois de empatarem a três bolas na receção ao Rangers, também na passada quinta-feira, numa partida onde, reduzidos a 10 desde o 19.º minuto de jogo, a equipa de Jorge Jesus conseguiu igualar a partida depois de estar a perder por 1-3, com golos de Rafa (77') e Darwin (90+1').
O Benfica vai procurar regressar às vitórias depois de, além do empate na Liga Europa, ter caído com estrondo na visita ao Bessa na última jornada da I Liga, tendo perdido por 3-0, pondo fim a uma série de cinco jogos a vencer na I Liga e de sete em todas as competições. Por outro lado, o SC Braga também viu uma série de seis vitórias consecutivas ser travada na visita a Leicester, mas pode alcançar uma série de cinco jogos consecutivos a vencer na I Liga caso vença na visita à Luz.
Histórico de confrontos
Benfica e Braga voltam a defrontar-se pela 148.ª vez em competições oficiais na história dos dois emblemas, com clara vantagem para os encarnados.
As 'águias' venceram 66% dos encontros frente aos bracarenses, num total de 97 vitórias, tendo empatado 30 partidas, ou seja, 20 por cento. Contas feitas, frente ao SC Braga, o Benfica não perdeu em 86 por cento dos jogos, tendo registado apenas 19 derrotas.
A figura não muda se olharmos só para a I Liga: em 128 duelos na principal divisão do futebol português o SC Braga só saiu vencedor em 13 ocasiões, a última das quais no ano passado, no último duelo da época entre as duas equipas, à 21.ª jornada, com os Gverreiros a vencerem pela primeira vez em 65 anos numa visita à casa das 'águias' a contar para a Primeira Liga graças ao golo de João Palhinha ao 45+1'.
Apesar disso o histórico dos últimos 10 encontros é positivo para os encarnados, que além da derrota em fevereiro deste ano para a I Liga, não perderam mais nenhum jogo e 'escorregaram' apenas num jogo da Taça da Liga de 2017, empatando a uma bola. Ou seja, o Benfica venceu 80% dos últimos 10 jogos (oito), nos quais se inclui uma goleada por 6-2 na 14.ª jornada da I Liga, em dezembro de 2018.
O SC Braga vai tentar fazer algo que já não acontece há mais de seis anos: vencer dois jogos consecutivos frente às águias. A última vez que tal aconteceu foi entre outubro e dezembro de 2014, quando o SC Braga bateu em casa o Benfica (2-1) para a I liga (26 de outubro) para depois voltar a vencer menos de um mês depois na Luz (1-2) para a Taça de Portugal (18 de dezembro).
O que dizem os treinadores
Jorge Jesus, na antevisão à partida, avisou que “vai ser um jogo difícil”. O treinador do Benfica lembrou que o Sporting de Braga é “uma excelente equipa”, considerou que este é “um dos anos em que está mais perto dos três grandes” e desvalorizou a derrota (4-0) dos ‘arsenalistas’ na quinta-feira, frente ao Leicester, numa partida da Liga Europa em que fizeram descansar “quatro ou cinco jogadores para estarem ao melhor nível do Benfica”.
“O jogo que o [Sporting de] Braga teve não vai ter consequências negativas. Aliás, os seus jogadores disseram logo que o mais importante era o Benfica e não esse jogo. Vamos jogar com um adversário forte, que está junto a nós na classificação, é uma das boas equipas, que disputa qualquer jogo, não só em Portugal como na Europa. O jogo vai ser de alta intensidade e de risco para as duas equipas”, anteviu Jorge Jesus.
Já Carlos Carvalhal, técnico do SC Braga, elogiou o Benfica, "um adversário de elevado nível, com um grande treinador, mas a expectativa é tentar vencer: temos muitíssimo respeito pelo Benfica, 100% de respeito, 0% de medo", afirmou.
"Também temos uma grande equipa e estamos apostados em discutir o jogo, num dos mais difíceis jogos do campeonato. Os jogos na Luz [Benfica], Dragão [FC Porto] ou Alvalade [Sporting] são, teoricamente, os mais difíceis do campeonato seja em que circunstância for", disse.
Árbitro
A partida desta noite conta com a arbitragem de Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto. O árbitro será auxiliado por Rui Licínio e Paulo Soares, enquanto que Pedro Campos será o quatro árbitro.
Na Cidade do Futebol, a cargo do vídeoárbitro, estará Bruno Esteves auxiliado por Pedro Martins.
O Benfica-SC Braga está marcado para as 20 horas deste domingo. Pode acompanhar todas as incidências da partida no SAPO Desporto.
Comentários