O embate da 11.ª jornada do campeonato, no Estádio da Luz, em Lisboa, será o 317.º entre os dois rivais lisboetas, que se 'digladiam' desde 1907, com as 'águias' a totalizarem 137 triunfos, face aos 112 dos 'leões', e também estão por cima nos golos, com mais 52 (535 contra 483), apesar de o 'rei' Eusébio (27) perder no confronto direto com Peyroteo (48).

O Benfica tem mais 25 vitórias do que o Sporting no histórico do 'dérbi dos dérbis' do futebol português, ainda que tenha apenas dois triunfos nos últimos sete duelos de um histórico que terá novo 'episódio' no domingo.

Quanto aos empates, são 67, precisamente o desfecho dos dois últimos jogos, disputados na época passada e que terminaram com o mesmo resultado (2-2), tanto na Luz quanto em Alvalade, sendo que em ambas o Sporting esteve em vantagem, mas permitiu ao Benfica recuperar.

Em 15 de janeiro, os 'leões' lideraram graças a um autogolo do dinamarquês Alexander Bah, aos 27 minutos, e a um penálti de Pedro Gonçalves, aos 53, mas o Benfica, que então já liderava destacado a prova, ripostou com um 'bis' do avançado Gonçalo Ramos, que 'faturou' aos 37 e 64 minutos.

Mais tarde, em 21 de maio, no reduto 'leonino', na 33.ª e penúltima ronda, os 'verdes e brancos' chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, com tentos de Trincão (39 minutos) e Diomandé (44), só que Aursnes (71) e o 'salvador' João Neves (90+4) garantiram a igualdade para os 'encarnados', que conseguiram manter-se no topo da classificação e dar um passo decisivo para o título, que seria consumado uma semana volvida, na derradeira jornada da prova.

Com estes dois empates, o Benfica tem mais 25 triunfos, entre jogos da I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e também do Regional de Lisboa.

No que respeita apenas ao campeonato, a vantagem das 'águias' é ainda maior, com mais 33 vitórias (82 contra 49), sendo que lideram ainda na Taça da Liga (dois contra um).

Em relação às outras competições, os 'verdes e brancos' comandam na Taça de Portugal (19-16) e na Supertaça (3-2), e também fecharam em vantagem o Campeonato de Portugal (3-2) e o Regional de Lisboa (37-33).

A liderança dos 'encarnados' deve-se, em grande parte, aos tempos mais recentes, sendo que, na segunda década do século XXI, conseguiram a margem mais 'esmagadora' em qualquer período de 10 anos.

O conjunto benfiquista somou 15 vitórias, contra apenas cinco dos 'leões', o seu pior registo absoluto desde o período entre 1910/11 a 1919/20.

Depois desta grande desvantagem, o Sporting lidera, porém, a presente década (desde 2020/21), com três triunfos, contra dois do Benfica.

A história do dérbi começou com dois triunfos dos 'leões', o primeiro em 01 de dezembro de 1907, por 2-1, face ao ainda Sport Lisboa, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, onde, segundo as crónicas da altura, os jogadores 'verdes e brancos' fugiram da chuva e só voltaram obrigados pelo árbitro.

Apesar desse desaire, os 'encarnados' ganharam (4-2) o conjunto dos poucos jogos (seis) realizados na primeira década do século XX, assumindo uma superioridade ainda maior na segunda, com 13 triunfos, contra apenas cinco dos 'leões'.

As 'águias' chegaram a ter mais 10 vitórias, só que o Sporting respondeu: foi melhor nas quatro décadas seguintes e no final da temporada 1949/50 já tinha dado a volta ao histórico - 56 triunfos, contra 54 do Benfica.

O melhor período do Sporting foi a década de 40, com mais de 50% de vitórias (21, em 40) e 101 golos - recorde em qualquer década -, em pleno reinado dos 'cinco violinos' (Peyroteo, Vasques, Albano, Travassos e Jesus Correia).

Depois, o clube da Luz passou a dominar por completo e reinou nas quatro décadas seguintes, sobretudo na de 70, ainda como o 'Pantera Negra' Eusébio da Silva Ferreira a ditar leis: 15 triunfos em 27 jogos (55,6%).

Os 'leões' equilibraram na primeira década do século XXI (oito triunfos para cada lado e outros tantos empates), mas, na segunda, o Benfica foi implacável, com 15 vitórias, contra apenas cinco, e 43 golos marcados, contra 24.

O dérbi entre Sporting, líder do campeonato com 28 pontos, e o campeão Benfica, segundo, com 25, está marcado para este domingo, às 20h30, no Estádio da Luz, em Lisboa. Um jogo para seguir AO MINUTO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.