Está tudo a postos para aquele que bem pode ser o jogo do título. Este sábado, Benfica e Sporting sobem ao relvado do Estádio da Luz para o dérbi eterno, sempre emocionante, mas que desta vez ganha contornos ainda mais importantes.

As contas do título

À entrada para as duas últimas jornadas, leões e águias estão em igualdade pontual no topo da classificação da Primeira Liga, com vantagem para o Sporting devido a vitória da primeira volta por 1-0 em Alvalade.

Os campeões nacionais podem, em caso de triunfo em casa do rival, ficar com três pontos de vantagem na tabela, garantindo assim o tão esperado bi-campeonato, algo que os adeptos leoninos não têm o prazer de festejar há já 72 anos.

Isso acontece uma vez que, mesmo que os encarnados recuperem essa diferença na última jornada, a vantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate, será sempre do Sporting.

Contudo, não é apenas o leão que pode festejar o título este sábado. Do lado do Benfica, existe a possibilidade de arrebatar o campeonato, caso os comandados de Bruno Lage consigam vencer por dois golos de diferença.

Tal cenário permite às águias, mesmo perdendo os três pontos de vantagem na última jornada, de ter vantagem no confronto direto, por terem mais golos marcados na soma dos dois jogos entre Benfica e Sporting.

Existem ainda dois resultados possíveis, e que podem adiar todas as decisões para a 34ª e última jornada, mas com nuances distintas.

Um empate deixaria tudo igual em termos de diferença pontual, mas deixaria os leões na liderança, por vantagem no confronto direto, e a precisar de fazer um resultado igual ao do rival na última ronda.

Caso o Benfica vença por um golo de diferença, também não será definido um campeão, uma vez que as duas equipas ficam empatadas no que ao confronto direto diz respeito. Contudo, os encarnados ficam com uma vantagem de três pontos, necessitando apenas de um empate na derradeira ronda para poder festejar.

Antes do jogo

Como é habitual antes de grandes jogos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) divulgou o seu plano de ação para o dia do jogo. Para além dos trâmites habituais, a PSP reconhece que este é um dérbi diferente dos habituais, por poder significar uma festa de campeão para qualquer uma das equipas, algo que implicará esforços redobrados por parte das autoridades.

Para além do plano de ação, a Polícia de Segurança Pública publicou também uma ação de campanha contra a violência para o dérbi, contando com a colaboração de Morten Hjulmand e Fredrik Aursnes, jogadores de Sporting e Benfica, respetivamente.

A PSP recomenda ainda que o público se desloque para o Estádio da Luz com a maior antecedência possível, e de preferência através de transportes públicos.

Caso pretenda ir para o jogo de metro, saiba que, a partir das 17:30h, quatro estações serão encerradas, sendo elas Avenida, Parque, Marquês de Pombal e Picoas. Tal decisão, diz o Metro de Lisboa, foi feita por indicação da polícia e está relacionada com a possível festa de campeão que possa vir a ter lugar na rotunda do Marquês

No que aos adeptos do Sporting diz respeito, o clube publicou as indicações necessárias para todos aqueles que se irão deslocar ao Estádio da Luz para apoiar a equipa. Assim, os adeptos leoninos deverão concentrar-se junto ao Estádio de Alvalade a partir das 13:30h, sendo que o cortejo para o jogo seguirá a partir das 15 horas, devidamente acompanhado pelas autoridades.

A dimensão deste jogo é de tal forma, que acaba mesmo por influenciar o mundo da política. A cerca de uma semana das eleições legislativas, alguns partidos vão interromper mais cedo as suas ações de campanha, para que estas não coincidam com a hora do dérbi.

Assim, o Partido Socialista, Aliança Democrática e Iniciativa Liberal agendaram as suas iniciativas para terminarem antes da hora do jogo de forma propositada.

Após o jogo

O desenrolar do dia depois do apito final de João Pinheiro está diretamente ligado ao resultado do jogo. Em caso de empate ou vitória do Benfica por um golo, não haverá qualquer tipo de ação diferente da habitual após o término de um encontro na Primeira Liga.

O mesmo não acontece caso haja desde logo um campeão. Desde logo, os cafés, restaurantes e supermercados na zona próxima do Marquês de Pombal estarão encerrados desde as 17 horas.

Estarão assim fechados estes estabelecimentos na Praça Marquês de Pombal, no Parque Eduardo VII e nas avenidas da Liberdade, Duque de Loulé, Fontes Pereira de Melo, António Augusto Aguiar, Sidónio Pais, bem como nas ruas Braancamp, Camilo Castelo Branco, Rodrigues Sampaio, Andrade Corvo, Martens Ferrão, Joaquim António Aguiar, Mouzinho da Silveira e Duque de Palmela.

Contudo, esta restrição ficará sem efeito, caso não exista festa de campeão este sábado.

A circulação na zona do Marquês de Pombal terá condicionamentos logo a partir das 9 da manhã. Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, haverão restrições ao estacionamento na Alameda Edgar Cardoso e Avenida Sidónio Pais, enquanto que o Túnel do Marquês será encerrado a partir das 15 horas, para ser posteriormente utilizado como hospital de campanha.

No que às equipas diz respeito, caso o Sporting se sagre campeão, a equipa não irá receber desde logo o troféu, ficando tal reservado para o jogo da jornada seguinte. Os leões irão deslocar-se para o Estádio de Alvalade, onde irão jantar, e só depois se deslocarão para o Marquês de Pombal.

Caso a festa seja encarnada, então aí terá lugar a cerimónia de entrega do troféu de campeão, seguindo-se a viagem para o Marquês.