A contratação do futebolista Manu Silva ao Vitória de Guimarães acabou com um hiato de ‘incursões’ do Benfica ao plantel dos vitorianos que durava há 20 anos, quando os ‘encarnados’ resgataram Nuno Assis precisamente num mercado de inverno.

No final de janeiro de 2005, o médio ofensivo português, hoje em dia empresário de jogadores, foi contratado para a equipa às ordens do italiano Giovanni Trapattoni, que estava no quinto lugar da I Liga, decorridas 18 jornadas.

Após o desaire caseiro com o Beira-Mar (2-0), as ‘águias’ foram à ‘cidade berço’ reforçar-se com Assis, que, poucos dias depois, logo na estreia, marcou um dos golos do Benfica na vitória em casa do Moreirense (2-1).

Até ao final dessa época, o médio criativo assumiu-se como peça-chave do ‘onze’ benfiquista, participando em 20 jogos oficiais e marcando três golos, ao mesmo tempo que contribuiu para que o emblema da Luz conquistasse o título de campeão que lhe fugia há 11 anos.

Assis ficaria no Benfica por mais três temporadas, somando um total de 83 partidas e seis golos pelos ‘encarnados’, antes de regressar ao Vitória de Guimarães, em 2008/09.

Desde a contratação do médio luso, as ‘águias’ não mais voltaram a Guimarães para recrutar jogadores para o plantel principal, um hiato ao qual Manu Silva colocou agora termo.

O jovem jogador, de 23 anos, assinou um contrato de cinco épocas e meia, até 2030, sendo o primeiro reforço assegurado pelo Benfica neste mercado de inverno.