
Catarina Campos vai escrever mais uma página na história da arbitragem nacional. A árbitra será a primeira mulher a apitar um jogo da Primeira Liga masculina, quando subir ao relvado para dirigir o jogo entre o Casa Pia e o Rio Ave, a 27.ª jornada da prova.
A árbitra de 39 anos terá a ajuda das assistentes Andreia Sousa e Vanessa Gomes. Este trio estará à prova ainda esta quarta-feira, quando dirigirem o embate entre Chelsea e Manchester City, um dos jogos grandes da Liga dos Campeões feminina.
Também na Segunda Liga teremos uma árbitra a apitar: trata-se de Sandra Bastos que irá dirigir o Benfica B-Académico de Viseu. Sandrine Santos e Vasco Marques desempenharão as funções de assistente de Sandra Bastos, que assim irá tornar-se na segunda mulher de sempre a apitar na Segunda Liga de futebol masculino, depois de Catarina Campos ter dirigido dois jogos.
Catarina Campos já tinha feito história no passado 15 de fevereiro quando se tornou na primeira mulher a apitar nas competições profissionais masculinas de futebol, ao dirigir a vitória do Feirense no reduto do Paços de Ferreira, por 2-1, na 22.ª jornada da II Liga de futebol. Nesse jogo, a juíza da Associação de Futebol de Lisboa teve também Andreia Sousa e Vanessa Gomes como assistentes e Cristina Amaral como quarta árbitra, enquanto as funções de videoárbitro (VAR) ficaram a cargo de Rui Costa, coadjuvado por Nuno Manso.
Internacional desde 2018, Catarina Campos faz parte da categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio e vai estrear-se como árbitra principal nas provas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), mas já tem experiência no futebol masculino.
Do seu currículo constam vários encontros no Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, e na Liga Revelação, ambos sob a tutela da FPF, bem como algumas partidas internacionais de caráter oficial, incluindo uma esta temporada na UEFA Youth League.
Na história já estava Andreia Sousa, de 38 anos, que se tornou a primeira assistente a figurar numa ficha de arbitragem de um jogo da I Liga em 13 de agosto de 2023, quando o Rio Ave triunfou na receção ao Desportivo de Chaves (2-0), da jornada inaugural da edição 2023/24.
Por ter finalizado a última época entre os quatro primeiros classificados na categoria de Árbitro Assistente C2 (AAC2), Andreia Sousa foi promovida ao quadro principal para 2024/25.
Na quinta-feira, a assistente operacional da área educativa com vínculo à Câmara Municipal de Lisboa arbitra o jogo entre Chelsea e Manchester City, da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões feminina de futebol.
A primeira mulher a arbitrar um jogo das competições nacionais masculinas seniores em Portugal foi Ana Raquel Brochado, que, em 17 de setembro de 2006, dirigiu o embate entre Bombarralense e Monsanto, da III Divisão.
Comentários