Regressa este fim de semana a Taça de Honra de Lisboa, depois de 20 anos de ausência. A competição reúne no sábado e domingo Benfica, Sporting, Estoril-Praia e Belenenses e no primeiro dia vai haver lugar ao primeiro dérbi do ano.

César Brito, antigo avançado do Benfica, participou nalgumas das últimas edições e revela que à altura «a competição servia para limpar os cartões amarelos».

César recorda que era a equipa de reservas que atuava nessa competição, algo que neste ano de regresso também vai suceder, já que a equipa principal do Sporting está em estágio no Canadá e no Estádio da Amoreira vai estar a equipa B.

Também por isso mesmo, César Brito considera que um dérbi nesta altura tem pouca importância e que as equipas vão aproveitar este torneio para rodar as novas caras.

«Este dérbi não é um jogo a sério, não é importante, e julgo que as duas equipas vão encará-lo como mais um treino nesta altura da época», diz o ex-jogador, que ainda assim admite que «quando se joga um dérbi há sempre rivalidade e ambas as equipas querem ganhar».

Quanto a Benfica e Sporting, César Brito considera que é ainda cedo para avaliações.

«Pouco se tem visto e por isso temos de aguardar. O Benfica manteve mais jogadores e está nesta altura acima da média. Os jogadores que entraram são de valia e acredito que o Benfica vai formar uma grande equipa.»

Já com 64 edições realizadas, a Taça de Honra de Lisboa foi disputada pela última vez na temporada de 1993/94 e este ano tem como principal atrativo o dérbi entre Sporting e Benfica logo no primeiro dia de jogos. A competição será transmitida em direto pela RTP.

Calendário da Taça de Honra:

Dia 20
18h30: Estoril Praia-Belenenses
21h15: Sporting-Benfica

Dia 21
18h30: Jogo 3.º e 4.º lugares
21h15: Final