O "clássico" Sporting-FC Porto de domingo é o principal palco de emoções na 23.ª jornada da I Liga de futebol, na qual o líder Benfica pode ter muito a ganhar na corrida ao título.

Em Alvalade espera-se um jogo de alta tensão, depois de uma semana marcada por críticas à arbitragem do lado do Sporting – no seguimento do empate em Setúbal (2-2) -, e quando são apenas dois os pontos que o separam do FC Porto.

O jogo de domingo é crucial nos objetivos das duas equipas: o Sporting quer continuar a ter uma palavra na corrida ao título (a sete pontos do Benfica) e o FC Porto pode roubar já o segundo lugar aos “leões”.

Nada está definido na frente, mas o Benfica, líder com mais sete pontos do que o Sporting e nove em relação ao FC Porto, tem uma oportunidade de "ouro" de fazer desta a sua época, apesar dos 24 pontos ainda em disputa.

Um empate em Alvalade, conjugado com uma vitória das “águias” na Choupana, abre praticamente caminho para um final de época sem sofrimento para o clube da Luz, que na última temporada perdeu a liderança (e o título) na penúltima jornada.

Uma vitória em Alvalade lança o FC Porto para o segundo lugar, por troca com o Sporting, enquanto um triunfo "leonino" praticamente “aniquila” as pretensões do tricampeão nacional, que mudou de técnico (entrou o interino Luís Castro) na prova.

O jogo entre Sporting e FC Porto acontece após uma semana de muita polémica e no seguimento de uma conferência de imprensa do presidente "leonino", Bruno de Carvalho, acusando as arbitragens de terem “tirado” sete pontos que tornavam o Sporting líder.

Olegário Benquerença começou por ser o árbitro escolhido para o jogo, mas, um dia depois – com justificação por indisponibilidade física -, o Conselho de Arbitragem da Federação mudou para o também internacional Pedro Proença, que estará no Mundial2014.

A visita das “águias” à Choupana, agendada apenas para segunda-feira, não é teoricamente fácil: nas quatro épocas de Jorge Jesus, o Benfica empatou na última (2-2 em 2012/13), perdeu em 2010/11 (2-1) e venceu em 2011/12 (2-0) e 2009/10 (1-0).

A equipa madeirense, treinada por Manuel Machado, tem sido um adversário incómodo, embora a equipa insular não atravesse um dos melhores momentos da época, já que não vence há quatro jogos.

Benfica e FC Porto têm os plantéis na máxima força, embora antes dos jogos ainda entrem em campo na quinta-feira, para a Liga Europa, enquanto o Sporting chega a esta jornada sem poder utilizar o central titular Maurício, que completou uma série de amarelos.

A ronda abre na sexta-feira com a receção da Académica (9.ª, 28 pontos) ao Sporting de Braga (6.º, com 30), num momento em que os bracarenses ainda tentam não distar muito de um lugar europeu, quando estão a quatro do Nacional (5.º).

Para sábado estão marcados três jogos, entre os quais a receção do Estoril (4.º, 39) ao Marítimo (8.º, 30), num embate em que a equipa de Marco Silva tem favoritismo, a jogar em casa, mas que se prevê difícil, perante um Marítimo com “vontade” europeia.

O Guimarães, outra equipa com 30 pontos e de “olho” na Europa, joga um pouco mais tarde, com o Paços de Ferreira, último e a precisar de pontos na fuga à despromoção.

Também no sábado, mas mais cedo, o Gil Vicente recebe o Rio Ave, numa luta abaixo do décimo lugar.

Já no domingo, com o "clássico" agendado para o final da tarde, destaque ainda para a receção do Belenenses – que continua a precisar de pontos (14.º, com 17) -, ao Vitória de Setúbal (10.º, com 26).

Em zona perigosa, face aos poucos pontos conquistados, estão também Arouca (13.º, 19) e Olhanense (15.º, 17), que se defrontam no domingo, a partir da 16:00.

Programa da 23.ª jornada:

- sexta-feira, 14 mar:
Académica – Sporting de Braga, 20:00 (SportTV).
- sábado, 15 mar:
Gil Vicente – Rio Ave, 16:00.
Estoril – Marítimo, 18:00 (SportTV).
Vitória de Guimarães – Paços de Ferreira, 20:15 (SportTV).
- domingo, 16 mar:
Belenenses – Vitória de Setúbal, 16:00.
Arouca – Olhanense, 16:00.
Sporting – FC Porto, 19:15 (SportTV).
- segunda-feira, 17 mar:
Nacional – Benfica, 20:00 (SportTV).