Sérgio Conceição pode ser esta segunda-feira oficializado no Dragão como sucessor de Nuno Espírito Santo. Com o acordo entre a SAD portista e o Nantes consumado, é tempo de meter mãos à obra. De acordo com o jornal O Jogo, o treinador português vai impor o seu cunho pessoal, sendo vários os comportamentos que o distinguem dos antecessores.
Conceição dá bastante importância ao jogador e às dinâmicas de grupo, não se esquivando de ajudar nas questões pessoais que possam preocupar os atletas e condicionar o seu rendimento. Diz a mesma publicação que o balneário é um dos espaços mais sagrados para o técnico, de tal forma que só entra no espaço quem o treinador autoriza.
Por outro lado, Sérgio Conceição acredita no humor como forma de descontração, chegando a promover convívios de grupo com direito a espectáculos de stand up comedy do amigo Fernando Rocha.
“Ele acredita que fazer rir a malta é um bom anti-stress. Quando tem um jogo importante, sente os jogadores nervosos, ou quando a equipa passa por uma má fase, chama-me. E já levei o Pedro Neves e o João Seabra comigo. Damos o nosso espectáculo, o grupo diverte-se e alivia a pressão”, contou o humorista ao jornal O Jogo.
Sérgio Conceição destaca-se também pelas atividades de grupo que promove, fora do espaço do treino. Desde sessões de paintball a corridas de karting, são frequentes as reuniões entre o plantel para descomprimir da pressão dos jogos. Quando treinava a Académica, aproveitava a natureza para fazer passeios e outras atividades de convívio com o grupo de jogadores.
Mas não só. As questões psicológicas também merecem grande atenção por parte do futuro treinador dos ‘dragões’, que recorre ao ‘coaching’ com frequência. Susana Torres, a famosa mentora que ajudou Éder, chegou a estar em Braga e em Guimarães, para sessões às 6 horas, antes do pequeno-almoço e do treino. O técnico acredita que motivar os seus jogadores para que estes atinjam determinados objetivos, com técnicas específicas do ponto de vista mental, assume grande importância.
Também em declarações ao jornal O Jogo, Rúben Micael, jogador que foi treinado por Sérgio Conceição no SC Braga, contou como o técnico recorre a sessões motivacionais e de anedotas para unir o grupo.
"Há jogadores que lidam bem com essa situação e não têm problemas em levantarem-se mais cedo para ir ouvir alguém que possa ajudar a inverter as coisas, mas há outros que não aceitam bem isso. Tem a ver com a personalidade de cada um, mas ele vai saber lidar com isso no FC Porto, de certeza", afirmou.
"Ele não reage bem porque quer ganhar sempre, mas sabe reconhecer quando a equipa dá tudo e é o primeiro a dar os parabéns a todos. Quando ganha, os jogadores podem esperar tudo e mais alguma coisa, como sessões de anedotas. Nunca tive um treinador que fizesse estas coisas", admitiu.
Comentários