O defesa paraguaio Javier Cohene, do Paços de Ferreira, disse hoje esperar um Sporting de Braga forte e «sem baixar a guarda» na sexta-feira, na 27.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

«O Braga nunca foi fraco e a mentalidade deles não vai mudar. Nunca vão baixar a guarda, e, se não for pelo primeiro lugar, vão lutar até ao fim pelo segundo lugar», disse Javier Cohene à agência Lusa.

Segundo a avaliação do defesa pacense, «o mais forte [do Sporting de Braga] é o ataque» e, mesmo sem encontrar muitos pontos fracos, diz que o Paços de Ferreira deverá explorar o lado esquerdo e o meio-campo bracarense, aproveitando «uma ou outra vez em que se perdem um pouco nas marcações».

Cohene garantiu que «a equipa está muito concentrada nos objetivos praticamente garantidos», numa jornada que diz poder ser «decisiva» para confirmar a permanência.

«Sempre pensámos mais em nós e naquilo que podíamos fazer, e aquilo que pensamos é confirmar a nossa continuidade na Liga já na sexta-feira, com uma vitória ou um empate», sublinhou.

O Paços de Ferreira realizou uma campanha de trás para a frente, recuperando pontos e lugares perdidos após um início de época aquém das expetativas, com «muitos erros individuais», o que, na opinião do paraguaio, causava «desequilíbrios na equipa».

Para o defesa, de 24 anos, «o que mudou, se calhar, foi a mentalidade», precisando:

«Essa mudança foi boa para mim e para o grupo, pois ficámos mais confiantes e melhorámos os níveis de concentração.»

Sem pretender entrar em detalhes, Cohene datou essa mudança com uma «reunião do grupo», por ocasião do jogo com o Sporting de Braga, ainda na primeira volta, e que terá servido para essa «limpeza mental».

«Esse encontro, um de vários que tivemos, foi muito importante. Os dirigentes deram-nos muita confiança, aliás, eles sempre acharam que íamos conseguir a permanência», recordou, orgulhoso pelo atual 10.º lugar da equipa.

Cohene foi decisivo na vitória em Olhão, na última jornada, ao marcar o golo que garantiu os três pontos à formação nortenha, o que pode ser visto como um prémio para o esforço de um jogador que teve de ultrapassar uma operação ao joelho esquerdo e vem fazendo trabalho específico de reforço muscular para debelar uma lombalgia.

Este problema muscular não o deverá impedir de defrontar pelas 20:15 de sexta-feira o Sporting de Braga, atual terceiro classificado da Liga, com 58 pontos, menos um que o Benfica e a cinco do líder FC Porto.