Está ser uma participação de pesadelo das equipas portuguesas nas competições europeias. Nesta jornada, os emblemas portugueses somaram cinco derrotas em outros tantos jogos.

Há 10 anos que as equipas portuguesas não somavam tantas derrotas em partidas internacionais.

Cinco jogos, cinco derrotas. Desde 2007 que não se viam resultados tão maus na Europa
Cinco jogos, cinco derrotas. Desde 2007 que não se viam resultados tão maus na Europa
Ver artigo

Em cinco jogos sofreram 10 golos entre si e marcaram somente cinco. Perderam jogos em casa (Benfica, SC Braga) e encontros fora de portas (Sporting, FC Porto e Vitória de Guimarães). Com isto, quem sofre é o ranking.

Resta saber como é que as equipas vão reagir aos desaires internacionais nas competição internas.

SC Braga é quem reage melhor, Benfica e V. Guimarães têm sentido o peso dos embates europeus

Mas atentemos em pormenor ao comportamento dos emblemas lusos após os confrontos nas competições europeias. O SC Braga é quem tem conseguido tirar melhor partido da rotação obtida nas provas europeias, já que um triunfo na Liga Europa, significa uma vitória para o campeonato. Veremos como os 'guerreiro do Minho' lidam com o primeiro jogo após a estreia a perder na Liga Europa frente ao Ludogoretz (0-2).

Até ao momento, depois de jogar para a Liga Europa (vitória frente ao Hoffenheim e Instanbul BB), os bracarenses desenvencilharam-se dos seus adversários para a Liga (Triunfo sobre o V. Guimarães (2-1) e goleada sobre o Estoril (6-0).

Comportamento praticamente idêntico ao do SC Braga tem tido a equipa orientada por Sérgio Conceição, que não sente, até ver, o peso de mais competição nas pernas. Na estreia na fase de grupos da Champions, o FC Porto foi derrotado em casa pelo Besiktas por 1-3. Ainda assim, a derrota não teve impacto no conjunto azul e branco que acabou por vencer o Rio Ave por 2-1 para o campeonato.

Na segunda jornada na prova rainha da UEFA, o FC Porto venceu de forma convincente o Mónaco de Leonardo Jardim por 3-0. Após esse jogo, os dragões tiveram um teste de fogo no clássico frente ao Sporting onde iriam discutir a liderança da Liga. Os azuis-e-brancos empataram, mas fizeram uma excelente exibição em Alvalade.

Já o Benfica tem demonstrado que reage mal aos desaires europeus. A viver um mau momento na Champions League, a equipa de Rui Vitória não tem conseguido dar a volta por cima para o campeonato. Os encarnados começaram por ser derrotados em casa frente ao CSKA de Moscovo na 1ª jornada da Champions. Nessa semana, o conjunto encarnado averbou mais uma derrota, para o campeonato frente ao Boavista (1-2).

Na segunda jornada da fase de grupos, o Benfica acabou vergado em Basileia (5-0) e novamente não conseguiu dar a volta aos acontecimentos no campeonato. Com a possibilidade de se aproximar dos rivais depois do empate em Alvalade entre o Sporting e FC Porto (0-0), as águias voltaram a perder pontos frente ao Marítimo (0-0).

O Sporting averbou até ao momento uma vitória e um empate após os embates europeus. Contudo, os dois pontos perdidos em Alvalade foram contra um adversário direto na luta pelo título. A equipa de Jorge Jesus arrancou a participação na Champions com uma vitória sobre o Olympiacos por 3-2. No regresso à Liga acabou por embalar com uma vitória sobre o Tondela (2-0).

Na semana em que enfrentou o Barcelona e acabou derrotado por 0-1, os leões registaram uma igualdade frente ao FC Porto de Sérgio Conceição (0-0).

O V. Guimarães é quem reage pior aos embates europeus. Após o empate frente a Salzburgo (1-1) e à derrota contra o Konyaspor (2-1), os vimaranenses averbaram duas derrotas frente a SC Braga (2-1) e contra o Belenenses (1-0).

Programa da 9ª jornada

FC Porto - P. Ferreira

Sporting - Chaves

Aves - Benfica

V. Guimarães - Marítimo

Moreirense - SC Braga

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.