O FC Porto tem a melhor defesa da I Liga. Nas 20 jornadas já disputadas, os ´dragões` consentiram apenas 11 golos. Um registo que é ainda mais impressionante se tivermos em conta os jogos fora de casa.

Dos nove jogos fora de portas na Liga, só por quatro vezes Iker Casillas foi buscar a bola no fundo das suas redes. E dos quatro golos, dois foram marcados pelo Sporting, na única derrota dos ´dragões` na Liga. Apesar de ter vencido apenas 50 por cento dos jogos longe do Dragão, é de dar elogiar a performance defensiva.

Só o Benfica aproxima-se dos números da equipa de Nuno longe de casa. Os ´encarnados` têm seis golos sofridos, o SC Braga é o terceiro, com oito tentos encaixados. O Sporting, por exemplo, já sofreu 14 golos longe de Alvalade, onde apenas marcou 13, ou seja, tem um saldo negativo.

Depois do Sporting, só o Rio Ave e o Estoril lograram fazer um golo ao FC Porto. Os ´dragões` estiveram seis jogos sem sofrer qualquer golo fora de portas, mesmo tendo vencido apenas metade dos encontros.

Parte desta consistência está na dupla de centrais, formada por Marcano e Filipe. Aliás é na defesa que Nuno tem feito menos mexidas. Maxi vai alternando com Layún à direita mas na esquerda Alex Telles é dono e senhor do lugar. Depois há que contar com Danilo, a primeira barreira que os adversários têm de enfrentar antes de chegarem à zonas de finalização. E quando lá chegam, é preciso passar por Casillas.

A defensiva azul-e-branca estará em prova este sábado, quando a equipa defrontar o Vitória de Guimarães, em jogo da 21.ª jornada da I Liga.