E está aí o dérbi dos dérbis, que terá na lugar na 34.ª e última jornada da I Liga.

Um encontro de pressões diferentes para ambas as equipas. O Benfica já conhece a classificação final, que será o segundo lugar, isto depois do FC Porto ter arrematado o título de campeão nacional. Para este encontro frente ao 'velho' rival as águias já poderão ter viradas as atenções, mesmo que inconscientemente para a final da Taça de Portugal frente ao azuis e brancos.

Já o Sporting quer pelo menos pontuar frente ao rival por dois motivos: Por um lado garantir o segundo lugar, para não estar à espera do que pode fazer o SC Braga. Por outro, somar pontos para evitar igualar o registo negativo de 1993/94, temporada em que leões em quatro jogos não somaram pontos nos confrontos contra os outros dois grandes.

Com a derrota frente ao FC Porto, na 32.ª jornada, o Sporting somou 16 jogos em que saiu derrotado em 2019/2020, um recorde na história do clube e que os 'leões' não quererão ver aumentado na visita ao rival.

26 anos depois, os verdes e brancos querem dar a volta a este registo, evitando também que o número de derrotas

Histórico de confrontos

O história dos confrontos teve sido mais sorridente para os lados do clube da Luz. Nos últimos nove encontros com o Sporting, as águias contam com mais 25 triunfos frente aos verdes e brancos, à porta do 307.º dérbi.

O último triunfo na casa do rival data já de 21 de novembro de 2015. Triunfo por 2-1, no prolongamento num golo que acabou por ser apontado por Slimani ao minuto 112.

Depois disso, as águias somaram cinco triunfos frente ao Sporting e quatro empates, na Luz e Alvalade.

Esta temporada, o Benfica venceu o rival por uns claros 5-0 na Supertaça no Algarve, com golos de Pizzi (2), Rafa, Grimaldo e Chiquinho. Já este ano para o campeonato, as águias venceram por 2-0, com bis de Rafa apontado ao minuto 80´  e 90+9.

Nos dérbis, a nível global, o Benfica leva a melhor com 134 vitórias contra 109 triunfos do Sporting e 65 empates.

Momento de forma das duas equipas

Depois do empate frente ao Famalicão (1-1), o Benfica somou dois triunfos concludentes: Primeiro triunfou por 2-0 frente ao V. Guimarães. Na jornada seguinte, goleou por 4-0 o Desportivo das Aves. Nota para a exibição de Gonçalo Ramos que apontou dois golos já a fechar o encontro.

Já o Sporting, depois de um ciclo positivo após a retoma, somou dois resultados negativos nas últimas duas partidas: Derrota frente ao FC Porto no Dragão (0-2) e um empate caseiro frente ao V. Setúbal (0-0). Os verdes-e-brancos vão certamente querer dar uma imagem diferente, assim como Rúben Amorim que já duas vezes foi feliz frente ao Benfica esta temporada, mas ao serviço dos bracarenses.

Forma de jogar as duas equipas e jogadores disponíveis para a partida.

Uma das curiosidades será a forma como se vão encaixar as duas equipas, sabendo-se à partida que Rúben Amorim não deverá prescindir do seu esquema habitual com cinco homens no momento defensivo contra um Benfica que se deve apresentar no habitual num 4-4-2. Os encarnados deverão alinhar com Chiquinho e Vinícius na frente, ladeados por Rafa e Pizzi e com Florentino (foi titular na última partida) e Gabriel no miolo. Do lado dos leões, Rúben Amorim pode ter na manga dois triunfos depois das recuperações de Sporar, mas sobretudo de Jovane Cabral que tem sido absolutamente decisivo do lado do Sporting nos últimos jogos.

Árbitro da partida

Fábio Veríssimo no Benfica-Sporting

Será a primeira vez que Fábio Veríssimo, 'juiz' de 37 anos da Associação de Futebol de Leiria vai dirigir o dérbi lisboeta entre 'águias' e 'leões'.

Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Pedro Mota e Pedro Martins
4.º árbitro: André Narciso
VAR: Rui Costa
AVAR: Tiago Costa

Palavras dos dois técnicos:

Na antevisão da partida, Nélson Veríssimo espera uma partida bem disputada, mas sobretudo alcançar o triunfo num encontro que por motivos históricos tem um sabor diferente. Sobre o embate com Rúben Amorim, o técnico frisou que não tem contas a ajustar depois do triunfos dos bracarenses frente ao Benfica, estava o agora o técnico do Sporting no comando da equipa.

"Pelo passado e história, somos obrigado a lutar em todos os jogos pela vitória. Este jogo não foge dessa regra. A Vitória terá outra dimensão neste jogo, mas o foco não muda. Não há contas a ajustar, quando há não correm muito bem. Há vontade da nossa equipa em fazer o seu jogo. Há uma grande vontade em querer ganhar. O meu foco vai até ao jogo do FC Porto", referiu em conferência de imprensa.

Rúben Amorim vai fazer a sua estreia em dérbi enquanto técnico do Sporting. Na antevisão do encontro, o técnico diz-se preparado e encara com normalidade este encontro.

"É diferente, sinto-me bastante preparado. Comecei muito cedo a preparar-me para isto. Na Luz é mais um, já tive lá um que me correu bem. Encaro com normalidade, mas o que eu penso é no nosso objetivo, não tanto se é na Luz ou se é num clube qualquer", começou por referir.

Rúben Amorim também abordou a possível incompatibilidade entre Vietto e Francisco Geraldes no miolo e a rotação no lado direito da equipa.

"Todos os jogadores são compatíveis, e têm qualidade. Em relação ao lado direito, procuramos soluções para aquilo que vamos encontrar no jogo seguinte.  Ristovski é um lateral de raiz, Plata é um extremo de raiz, o jogo às vezes pede uma coisa e outra. Às vezes vou adaptando."

O Benfica recebe o Sporting este sábado, em partida da 34.ª e última jornada da Primeira Liga.