António Morato, antigo central do Sporting, não arrisca um palpite para o dérbi de domingo com o Benfica, da I Liga portuguesa de futebol, considerando que «neste tipo de jogos tudo pode acontecer».
Em declarações à agência Lusa, Morato, que alinhou na equipa principal dos “leões” durante seis temporadas, considerou que o Benfica «está a praticar um bom futebol», mas vincou que o Sporting «é uma equipa imprevisível».
«O Benfica, para mim, é a equipa, dos três grandes, que melhor futebol está a praticar. É a que tem mais soluções e alternativas de banco», afirmou Morato, acrescentando: «Este Sporting é uma equipa muito jovem e completamente imprevisível. Não acho impossível o Sporting fazer uma surpresa na Luz».
O ex-jogador sublinhou que «nestes clássicos, tudo pode acontecer» e lembrou que «ninguém pensava que, esta época, o FC Porto fosse empatar a Alvalade».
No entanto, na opinião de António Morato, este poderá não ser um jogo de decisão para as aspirações de ambos os conjuntos: «O título e os acessos às competições europeias não se ganham nos clássicos, mas sim durante o durante o campeonato, principalmente nos jogos com as equipas mais pequenas».
Por isso, o ex-jogador acha que «se o Sporting perder não quer dizer que deixe de ir à Liga Europa. E se o Benfica perder não quer dizer que deixe de ser campeão no jogo frente ao FC Porto, no Dragão».
De qualquer modo, Morato vê um Sporting mais tranquilo e estabilizado desde a entrada de Bruno Carvalho para a liderança do clube: «Com o novo presidente, que trouxe coisas concretas e diretas, pagando o que tinha a pagar, creio que o grupo teve uma semana de paragem benéfica, concentrando-se apenas neste jogo com o Benfica e no objetivo de chegar à Liga Europa».
O central entrou na história dos clássicos entre Sporting e Benfica, quando na época de 1985/86, apontou um dos golos com que os “leões” derrotaram os “encarnados” por 2-1, na Luz, na penúltima ronda da prova, num resultado que acabou por entregar o título nacional ao rival FC Porto.
Questionado se o Sporting poderá, também esta época, ter influência na atribuição do título, o ex-jogador, que chegou a representar o FC Porto, não tem dúvidas disso.
«Um clássico é sempre uma tripla. Muita gente diz que, geralmente, a equipa que está pior ganha. Embora não ache que seja sempre assim, creio que se o Sporting for pontuar à Luz pode mesmo vir a atrapalhar o desfecho deste campeonato», concluiu.
Comentários