O defesa João Basso foi inscrito na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) pelo Estoril Praia e está de regresso a Portugal por empréstimo dos brasileiros do Santos, revela a atualização de fecho do mercado, hoje publicada às 19:00.

Após 14 jogos oficiais na segunda metade de 2023 pelo clube do estado de São Paulo, que foi despromovido ao segundo escalão brasileiro e confirmou o empréstimo através das suas redes sociais, o central vai de novo representar o emblema ‘canarinho’, responsável por lhe abrir as portas do futebol luso na época 2016/17.

Futebol: Acompanhe, AO MINUTO, o último dia do mercado de inverno

Formado no Paraná, João Basso cumpriu quatro partidas e marcou um golo no primeiro ano ao serviço dos estorilistas, foi cedido ao Real Massamá na época seguinte e regressou ao clube do concelho de Cascais em 2018/19, antes de se afirmar no Arouca, com 19 golos em 146 jogos oficiais entre as temporadas 2019/20 e 2022/23, as duas últimas na I Liga.

O brasileiro de 27 anos é um dos 28 futebolistas inscritos na LPFP entre as 12:30 e as 18:00 de hoje, com o Leixões, da II Liga portuguesa, a destacar-se com seis: os ‘bebés do mar’ selaram a contratação do lateral direito Marquinho Carioca, ex-Araguaia, do Brasil, o empréstimo do também lateral direito João Oliveira, oriundo do Famalicão, e a revalidação das inscrições de Figa, Enzo, Tray Fuller e Badra Câmara, jogadores das formações secundárias.

Já o AVS, vice-líder do segundo escalão, inscreveu Talles Wander, ponta de lança oriundo do São Paulo, como o terceiro reforço do encerramento da janela de transferências, além dos já oficiais Babatunde Akinsola, extremo emprestado pelo Valladolid, e Samuel Granada, avançado emprestado pelo Fluminense.

Também ativo no último dia do ‘mercado de inverno’, o Estrela da Amadora incluiu no plantel o defesa central Lucas Rafael, emprestado aos brasileiros do Bragantino na segunda metade de 2023, além de ter inscrito o lateral esquerdo Rúben Lima, reforço já oficializado.

Ainda na I Liga, o Gil Vicente inscreveu o já confirmado lateral esquerdo Kazu, emprestado pela ‘secundária’ Oliveirense, o Moreirense validou o avançado Luis Asué, oriundo do Sporting de Braga, e o Desportivo de Chaves incluiu na lista o médio Dário Essugo, cedido pelo Sporting, com o Portimonense a fazer o mesmo com Taichi Fukui, médio emprestado pelo Bayern de Munique, e o Casa Pia com Lacximicant, extremo ligado ao Sporting de Braga.

Já o Rio Ave contratou Hiago Bagarolo, futebolista que jogava pela equipa sub-20 do Bahia, o Famalicão inscreveu João Neto e José Macedo, o Sporting de Braga Jónatas Noro e o Vitória de Guimarães Tomás Vilela.

Na II Liga, a Oliveirense confirmou os empréstimos de Bala Sangare, oriundo do AVS, e de Nuno Namora, ligado ao Rio Ave, a União de Leiria a cedência de Brenner Lucas, vinculado ao Estrela da Amadora, e o Feirense a contratação de Shodipo Olamide, ex-Lincoln City (Inglaterra), enquanto o Torreense confirmou o médio Léo Azevedo, ex-Palmeiras, e o Académico de Viseu inscreveu Facundo Alarcon.

A LPFP divulga às 22:00 a lista dos contratos que vai receber até às 21:00 e a lista das inscrições efetuadas até às 24:00 de 31 de janeiro “assim que possível”, refere o organismo na nota relativa à primeira atualização.