O Benfica recebe o Moreirense esta segunda-feira na 23.ª jornada da I Liga, a partir das 20h45 no Estádio da Luz.

As 'águias' no primeiro lugar do campeonato procuram a vitória para manter ou aumentar a vantagem pontual para o FC Porto que joga antes nos Açores. Já o Moreirense procura o quinto jogo consecutivo sem perder na I Liga, depois de dois empates e duas vitórias.

Histórico

Entre Benfica e Moreirense somam-se 26 confrontos, o primeiro em 2002 com os encarnados a vencerem em Moreira de Cónegos por 2-3.

Por apenas duas ocasiões o Moreirense levou a melhor frente ao Benfica, a mais recente no Estádio da Luz.

Em 2018, os minhotos venceram as 'águias' por 3-1, com golos de Chiquinho (agora no Benfica), Pedro Nuno e Mamadou, com Jonas a marcar o golo 'encarnado'.

Este é de resto o resultado da outra ocasião em que a equipa de Moreira de Cónegos venceu o Benfica, na meia-final da Taça da Liga em 2017, desta feita com golos de Dramé e Emmanuel Boateng (dois) para o Moreirense e Salvio a marcar para os 'encarnados'.

No entanto, o Benfica por 21 ocasiões saiu vencedor dos confrontos com os minhotos, a mais recente no passado mês de setembro, na primeira volta, por 1-2.

Entre as duas equipas, o empate é raro, tendo ocorrido apenas em três ocasiões, o último em 2012.

Guia de forma

O Benfica regressa à Luz depois de ter empatado a três bolas frente ao Shakrtar Donetsk, no jogo que ditou a eliminação da equipa da Liga Europa.

Para a Liga, os 'encarnados' colocaram um ponto final à 'crise': depois de dois jogos consecutivos a perder, a equipa comandada por Bruno Lage regressou às vitórias em Barcelos, ao vencer o Gil Vicente por 1-0, golo de Vinícius.

Olhando para os últimos cinco jogos, o balanço não é positivo: apenas uma vitória, precisamente contra o Gil Vicente, dois empates e duas derrotas, ambas para a Liga.

Um balanço que as 'águias' vão procurar melhorar já esta segunda-feira de forma a manter a liderança da Primeira Liga, não cedendo espaço ao FC Porto.

Últimos cinco jogos do Benfica

27/02/2020 - Benfica 3 - 3 Shakhtar Donetsk (Liga Europa)
24/02/2020 - Gil Vicente 0 - 1 Benfica (I Liga)
20/02/2020 - Shakhtar Donetsk 2 - 1 Benfica (Liga Europa)
15/02/2020 -  Benfica 0 - 1 SC Braga (I Liga)
11/02/2020 - Famalicão 1 - 1 Benfica (Taça de Portugal)

Já o Moreirense chega à Luz à procura de igualar o seu melhor registo esta época de cinco jogos consecutivos sem perder, ocorrido entre 26 de outubro e 9 de novembro de 2019, onde somou quatro empates e uma vitória.

Há quatro jogos sem perder, a equipa de Moreira de Cónegos chega a Lisboa moralizada depois da vitória em casa frente ao Santa Clara na última jornada por 2-1.

Com 26 pontos, o Moreirense é o 10.º classificado da I Liga, a uma distância de 31 pontos para o adversário desta noite e a sete pontos do 6.º lugar, a classificação alcançada na época passada.

Nos últimos cinco jogos, a equipa minhota soma apenas uma derrota, com o SC Braga em casa, uma goleada frente ao Gil Vicente (1-5) e três empates, tudo isto para a I Liga.

Últimos cinco jogos do Moreirense

23/02/2020 - Moreirense 2 - 1 Santa Clara (I Liga)
15/02/2020 - Portimonense 1 - 1 Moreirense (I Liga)
09/02/2020 - Moreirense 1 - 1 Vitória de Setúbal (I Liga)
02/02/2020 - Gil Vicente 1 - 5 Moreirense (I Liga)
29/01/2020 - Moreirense 1 - 2 SC Braga (I Liga)

O que dizem os treinadores

Na antevisão do encontro, Bruno Lage aproveitou para dar uma pista sobre o onze a apresentar: será Samaris e mais dez.

"É importante falarmos sobre o Samaris e sobre aquilo que vocês estão a pôr em causa, a não utilização mais constante. Se estão recordados, começámos a época de forma a dar construção, agressividade e equilíbrio defensivo com Tino e Gabriel, até começámos bem, vencemos a Supertaça ao Sporting e no final desse jogo o Gabriel lesionou-se. Depois, em Paços de Ferreira, quem joga? Samaris. Na segunda jornada quem joga? Samaris. Contra o FC Porto, quem joga? Samaris. Sai ao intervalo. A nossa primeira parte nesse jogo não foi boa em termos coletivos. O Adel [Taarabt] entrou no jogo, esteve bem, fomos a Braga e vencemos bem, o Adel foi considerado o melhor em campo, juntamente com o Tino. Depois o Florentino lesiona-se. A dúvida é se entra Adel e Samaris ou se entra Adel e, naquele momento, Fejsa? Um que poderia construir mais e outro que poderia equilibrar mais. O Fejsa carregou a equipa às costas durante anos. [Samaris] está animado, está feliz, acredito que seja o Samaris de que a equipa precisa. Querem capas de jornais? Amanhã é Samaris e mais dez", atirou, antes de falar das opções para o ataque.

"O Sefe está fora do jogo. Em relação ao Dyego e ao Carlos Vinícius, estão em pé de igualdade [na luta pela titularidade]. O Vinícius estava em risco em várias situações no jogo da Liga Europa. É um jogador muito potente e que não estava habituado a trabalhar de determinada forma. É um jogador que demora muito tempo a recuperar dos jogos. Como tal, quando os tempos de recuperação são curtos, temos de ter algum cuidado com ele. Já o perdemos em determinada altura da época com uma lesão. A jogar como nós jogamos, ainda por cima num mês em que a exigência foi máxima, tivemos de gerir."

Já Ricardo Soares, técnico do Moreirense, quer sair da Luz com pontos.

"Sabemos da qualidade do Benfica, é o campeão nacional em título, o atual líder do campeonato, com um conjunto de jogadores de qualidade e bem orientados, mas, queremos fazer um bom jogo e, mesmo sabendo que será difícil, queremos trazer pontos do estádio da Luz. [...] O Benfica vem de um conjunto de resultados que não são os melhores de acordo com o historial e o valor da equipa. Mas, nas equipas ‘grandes’, isso vale o que vale. Vi o que jogo que fizeram contra o Braga e podiam estar a ganhar por 3-0 ao intervalo. Não acredito em crises no futebol, mas sim em resultados negativos e positivos. Só com um dia mau do Benfica, e um dia excelente do Moreirese, podemos trazer pontuar na Luz", disse o técnico dos minhotos.

Ainda assim, Ricardo Soares promete uma equipa "a jogar um futebol positivo", com a convicção de que “só fazendo golos” é possível “conseguir um bom resultado".

"Vai ser um Moreirense igual a si próprio. Uma equipa que quer fazer um bom jogo, com um futebol positivo, e que tem a convicção de que é importante fazer golos no estádio da Luz, para trazer pontos. Estamos confiantes", vincou o treinador da formação da Moreira de Cónegos.

O Benfica-Moreirense, da 23.ª jornada da Primeira Liga, está marcado para às 20h45 desta segunda-feira, no Estádio da Luz, num jogo que terá Fábio Veríssimo como árbitro principal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.