FC Porto e Sporting enfrentam no fim de semana jogos difíceis no ‘braço de ferro’ na I Liga de futebol, com os ‘dragões’ a receberem o Gil Vicente e os ‘leões’ de visita ao Marítimo.

A menos de um terço do fim do campeonato, na 24.ª jornada, o campeão Sporting é o primeiro a entrar em campo, com a equipa de Rúben Amorim a visitar no sábado o Marítimo, oitavo classificado, num campo nem sempre fácil.

Para o jogo, com início às 18:00, o treinador 'leonino' não conta com os castigados Tabata, Palhinha e Sarabia, suspensos, e tem ainda Pedro Gonçalves em dúvida, devido a lesão, o que poderá fragilizar ofensivamente a equipa.

Para o Sporting é crucial vencer nos Barreiros, quando a equipa está a seis pontos do líder FC Porto, que, no domingo, recebe um dos emblemas sensação do campeonato, o Gil Vicente, quinto e que há três jornadas venceu o Benfica na Luz (2-1).

Para o jogo (20:30), três dias depois de o FC Porto defrontar a Lazio na Liga Europa, Sérgio Conceição não conta com os castigados Pepe, Marchesín, Matheus Uribe e Marko Grujic, nem com Manafá, ainda lesionado.

Praticamente fora das ‘contas’ do título está o Benfica, a 12 pontos do FC Porto e a seis do Sporting, com as ‘águias’ a receberem, também no domingo, o Vitória de Guimarães, poucos dias depois de um balão de oxigénio exibicional na Liga dos Campeões.

Os maus resultados internos faziam antever o descalabro da equipa na ‘Champions’, frente a um Ajax que tinha goleado já esta época o rival Sporting, mas o Benfica manteve-se vivo na eliminatória, com uma boa segunda parte e um empate a 2-2 com os holandeses.

No regresso à Liga, resta saber se a equipa, sem Weigl e Otamendi, suspensos, regressa aos fracos desempenhos ou se demonstra o ‘brio’ europeu de quarta-feira, num jogo em que recebe o também ‘frágil’ Vitória de Guimarães, sexto classificado.

A equipa de Pepa, que perdeu os últimos dois jogos – com os ‘aflitos’ Belenenses SAD (18.º) e Arouca (15.º) -, está a 10 pontos do quinto classificado, o Gil Vicente, tentando também tirar vantagem da visita dos gilistas ao Dragão.

A 24.ª jornada abre já na sexta-feira, com o Belenenses SAD (18.º e último) a receber o Paços de Ferreira (11.º), num encontro em que os ‘azuis’ continuam desesperados por pontos na fuga à zona de descida, na qual está também o Moreirense (17.º), com mais quatro pontos.

A equipa de Moreira de Cónegos não deverá contar com o recém chegado treinador Ricardo Sá Pinto na visita de sábado ao Arouca, depois de o técnico ter sido expulso na anterior ronda, na derrota em casa com o FC Porto.

Também no sábado, o Famalicão (12.º) recebe o Tondela (16.º), equipa que está no lugar do ‘play-off’ de manutenção, com mais um ponto do que o Moreirense.

A ronda completa-se no domingo, com os jogos entre Vizela (13.º) e Portimonense (nono) e Estoril Praia (sétimo) e Boavista (14.º), e fecha na segunda-feira, com a receção do Sporting de Braga (quarto) ao Santa Clara (10.º), quatro dias depois de os bracarenses jogarem na Liga Europa.

Boavista e Portimonense são as equipas que, de momento, atravessam a maior 'seca' de vitórias na Liga, com os 'axadrezados' sem vencerem desde 19 de dezembro, com uma sequência de sete empates e uma derrota, e os algarvios desde 12 de dezembro, com cinco empates e quatro derrotas.

Programa da 24.ª jornada:

- Sexta-feira, 25 fev:

Belenenses SAD – Paços de Ferreira, 20:15.

- Sábado, 26 fev:

Famalicão – Tondela, 15:30.

Marítimo – Sporting, 18:00.

Arouca – Moreirense, 20:30.

- Domingo, 27 fev:

Vizela – Portimonense, 15:30.

Benfica – Vitória de Guimarães, 18:00.

Estoril Praia – Boavista, 18:00.

FC Porto – Gil Vicente, 20:30.

- Segunda-feira, 28 fev:

Sporting de Braga – Santa Clara, 20:15.